segunda-feira, 28 de julho de 2014

Pão doce de canela


Incentivados pelo convite para participar de um novo encontro de Blogueiros em Porto Alegre, aqui estamos nós trazendo mais uma receita de pão muito saborosa. Foi adaptada do livro "Pães e outras delícias - passo a passo" e deu certinho. É muito parecida com esses "Rolinhos de canela" que publicamos em setembro de 2010.
Rendimento: aproximadamente 12 unidades
Tempo de preparo: aproximadamente 40 minutos
Tempo de descanso e crescimento: mais ou menos 2 horas
Utensílios: 1 forma de metal de 30 cm (fundo removível opcional - facilita); 1 pincel.
Ingredientes: 1/2 xícara de leite; 100 gramas de manteiga sem sal; 2 sachês de fermento biológico seco; 1/3 de xícara de açúcar; 500 gramas de farinha de trigo, mais um puco para polvilhar; 1 colher (chá) de sal; 2 ovos; óleo vegetal ou manteiga para untar.
Recheio e cobertura: 3 colheres (sopa) de canela em pó; 100 gramas de açúcar demerara (pode ser refinado, mas o demerara é melhor); 1 colher (sopa) de manteiga derretida; 1 ovo ligeiramente batido; 2 colheres de açúcar.
Modo de fazer:
Em uma tigela grande misture os ingredientes secos. Aqueça o leite com a manteiga, até que ela derreta, deixe amornar. Misture aos ingredientes secos. Junte os ovos batidos. Amasse bem e sove até soltar das mãos e a massa ficar macia (se precisar acrescente mais farinha aos poucos). Coloque a massa em uma tigela untada e coberta com filme PVC para crescer até dobrar de tamanho (1 a 2 horas). Enquanto isso, faça o recheio misturando o açúcar demerara e a canela. Depois de crescida, sove a massa mais um pouco e abra com um rolo em um retângulo de 40 x 30 cm. Pincele com a manteiga derretida. Espalhe o recheio de açúcar e canela e pressione com a mão para que grude na massa. Enrole como um rocambole pelo lado mais comprido sem apertar muito. Corte cerca de 12 pedaços com faca de serra. Unte e forre a forma com papel manteiga untado. Coloque os rolinhos na forma e deixe crescer coberto por mais 1 hora. Preaqueça o forno a 210°C. Pincele com o ovo batido e asse por 25 a 30 minutos ou até dourar. Depois disso, dissolva 2 colheres (sopa) de açúcar em 2 colheres (sopa) de água morna e pincele os pães, polvilhe o restante do açúcar com canela. Desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...