domingo, 26 de janeiro de 2014

Filé de Porco ao Shoyu, Mel e Laranja do "Gastronomismo"


Compramos um Filezinho de Porco e queríamos fazer de um jeito diferente. Pesquisando na internet, encontramos esta receita. A foto não faz justiça ao sabor, maciez e aroma. Ficou muito bom! Fizemos pouquíssimas modificações.

Para 4 pessoas:

Ingredientes:
1kg de filé de porco (usamos 1,5 kg); 2 laranjas; 1 dose de cointreau (opcional) (não usamos); 3 colheres de sopa de molho de soja; 2 colheres de sopa de mel; 2 dentes de alho ralados; 50g de manteiga (substituímos por fatias de bacon). Acrescentamos 1 colher de sopa de mostarda.
½ colher de farinha de trigo
½ colher de sopa de manteiga
pimenta do reino
sal (não usamos, o shoyu foi suficiente)

Modo de preparo:
Em uma tigela grande, misturar o molho de soja, mel, dentes de alho, mostarda e cointreau. Retirar as raspas e espremer as duas laranjas, adicionar à tigela. Limpar o filé de porco, retirando qualquer resquício de gordura ou membranas. Levar à tigela e deixar marinando por cerca de vinte minutos.
Em uma forma, acondicionar os filés e distribuir pedacinhos de manteiga por cima da carne (usamos bacon). Essa gordura que vai impedir que fiquem ressecados. Assar em forno médio por cerca de 20 minutos (o nosso ficou uns 50 minutos). No final retiramos as fatias de bacon para dourar os filés e colocamos numa forma à parte.
Com os dedos, misturar a manteiga com a farinha de trigo e fazer uma mistura chamada de roux. Levar a marinada para o fogo baixo, mexendo de vez em quando, até ferver. Ir adicionando o roux aos poucos, até engrossar (acrescentamos o caldo que se formou na forma).

Montagem:
Servir o filé em fatias grossas, banhadas em molho e acompanhado com arroz de jasmim (usamos arroz comum, feijão, farofa e salada).

Obs: 
O site Gastronomismo (que não conhecia) tem um ótimo vídeo mostrando o passo-a-passo e diversas receitas legais.

sábado, 18 de janeiro de 2014

Torta de maçã verde da Rita Lobo

Depois de 6 meses sem postar, estamos de volta com esta Torta de Maçã da Rita Lobo. O diferencial dela é a maçã verde e a massa crocante. Fizemos exatamente como está no Site e ficou excelente!
Rendimento: serve 8 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos + aproximadamente 1hora no forno

Para a massa e montagem:
Ingredientes:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
200g de manteiga gelada, cortada em cubinhos 
1 lata de creme de leite (com o soro) (usamos uma caixinha e meia)
1 gema para pincelar

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Numa tigela grande, coloque a farinha, o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, vá misturando, até formar uma farofa grossa. Não dissolva completamente a manteiga. Junte o creme de leite e trabalhe a massa, apenas até formar uma bolota. Transfira a massa para uma superfície lisa e continue trabalhando, sovando, até que ela fique uniforme, mas evite trabalhar a massa mais do que isso. O ideal é deixar pontinhas de manteiga intactas — elas fazem a massa ficar mais crocante. Corte e reserve na geladeira 1/3 da massa, que será usada para fechar a torta.

Com um rolo, numa superfície enfarinhada, abra o pedaço restante da massa até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e a lateral da forma. Enrole a massa no rolo de macarrão e desenrole sobre a forma. Com os dedos, pressione a massa contra as laterais (para formar um parede sólida) e retire as sobras. Com um garfinho, faça furos no fundo da massa, para que ela não infle ao assar. Cubra a massa com papel-manteiga (usamos papel-alumínio) e preencha todo o fundo da forma com feijão, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 10 minutos. Retire o papel-manteiga com os feijões. Enquanto isso, prepare o recheio.

Truque culinário da Rita Lobo: usar feijões para assar a torta

Retire os feijões e o papel-manteiga da massa preassada. Antes de colocar o recheio, polvilhe com ¼ de xícara (chá) de farinha de rosca. Isso serve para que a massa não fique molhada e a farinha ainda forma um creminho. Coloque as maçãs na forma e polvilhe com o restante da farinha de rosca. Abra a massa restante com o rolo e cubra a torta. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso de massa. Faça um pequeno corte em cruz no centro da torta para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair.

Se quiser fazer os filetes para quadricular a torta, faça uma bolota com as rebarbas e abra a massa novamente. Corte os filetes com uma faca grande e decore a torta. Leve a torta para assar por 1h10 (ficou 50 minutos) no forno preaquecido a 180ºC, ou seja, temperatura média. Retire do forno e pincele com uma misturinha de 1 gema com 1 colher (sopa) de água. Volte ao forno para terminar de dourar, cerca de 10 a 20 minutos. Sirva quente com sorvete de creme.

Como fazer o recheio de maçã:
Ingredientes:
½ xícara (chá) de farinha de rosca
6 maçãs verdes médias (usamos 4 maçãs)
1 ½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de noz-moscada ralada
1 colher (sopa) de essência de baunilha
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo:
Corte as maçãs ao meio e retire as sementes. Apoie a parte plana das maçãs sobre uma tábua e corte em fatias bem finas. Num recipiente grande, coloque todos os ingredientes, menos a farinha de rosca. Misture bem para que as maçãs absorvam os temperos. Lembre-se de polvilhar a massa preassada com a farinha de rosca, antes de rechear com a maçã preparada, conforme a montagem descrita no preparo da massa.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...