sábado, 18 de janeiro de 2014

Torta de maçã verde da Rita Lobo

Depois de 6 meses sem postar, estamos de volta com esta Torta de Maçã da Rita Lobo. O diferencial dela é a maçã verde e a massa crocante. Fizemos exatamente como está no Site e ficou excelente!
Rendimento: serve 8 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos + aproximadamente 1hora no forno

Para a massa e montagem:
Ingredientes:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
200g de manteiga gelada, cortada em cubinhos 
1 lata de creme de leite (com o soro) (usamos uma caixinha e meia)
1 gema para pincelar

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Numa tigela grande, coloque a farinha, o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, vá misturando, até formar uma farofa grossa. Não dissolva completamente a manteiga. Junte o creme de leite e trabalhe a massa, apenas até formar uma bolota. Transfira a massa para uma superfície lisa e continue trabalhando, sovando, até que ela fique uniforme, mas evite trabalhar a massa mais do que isso. O ideal é deixar pontinhas de manteiga intactas — elas fazem a massa ficar mais crocante. Corte e reserve na geladeira 1/3 da massa, que será usada para fechar a torta.

Com um rolo, numa superfície enfarinhada, abra o pedaço restante da massa até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e a lateral da forma. Enrole a massa no rolo de macarrão e desenrole sobre a forma. Com os dedos, pressione a massa contra as laterais (para formar um parede sólida) e retire as sobras. Com um garfinho, faça furos no fundo da massa, para que ela não infle ao assar. Cubra a massa com papel-manteiga (usamos papel-alumínio) e preencha todo o fundo da forma com feijão, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 10 minutos. Retire o papel-manteiga com os feijões. Enquanto isso, prepare o recheio.

Truque culinário da Rita Lobo: usar feijões para assar a torta

Retire os feijões e o papel-manteiga da massa preassada. Antes de colocar o recheio, polvilhe com ¼ de xícara (chá) de farinha de rosca. Isso serve para que a massa não fique molhada e a farinha ainda forma um creminho. Coloque as maçãs na forma e polvilhe com o restante da farinha de rosca. Abra a massa restante com o rolo e cubra a torta. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso de massa. Faça um pequeno corte em cruz no centro da torta para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair.

Se quiser fazer os filetes para quadricular a torta, faça uma bolota com as rebarbas e abra a massa novamente. Corte os filetes com uma faca grande e decore a torta. Leve a torta para assar por 1h10 (ficou 50 minutos) no forno preaquecido a 180ºC, ou seja, temperatura média. Retire do forno e pincele com uma misturinha de 1 gema com 1 colher (sopa) de água. Volte ao forno para terminar de dourar, cerca de 10 a 20 minutos. Sirva quente com sorvete de creme.

Como fazer o recheio de maçã:
Ingredientes:
½ xícara (chá) de farinha de rosca
6 maçãs verdes médias (usamos 4 maçãs)
1 ½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de noz-moscada ralada
1 colher (sopa) de essência de baunilha
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo:
Corte as maçãs ao meio e retire as sementes. Apoie a parte plana das maçãs sobre uma tábua e corte em fatias bem finas. Num recipiente grande, coloque todos os ingredientes, menos a farinha de rosca. Misture bem para que as maçãs absorvam os temperos. Lembre-se de polvilhar a massa preassada com a farinha de rosca, antes de rechear com a maçã preparada, conforme a montagem descrita no preparo da massa.

7 comentários:

Ana Paula Camargo Lazzarotto disse...

Oi, Rosley! A Torta ficou bem bonita! E deve ser muito boa, pq a maçã verde é azedinha...bom retorno, querida, estava sentindo a tua falta! Um beijo...e um queijo!

Andréa disse...

Olá queridos, sejam bem vindos!
Já chegaram arrasando com essa linda e tentadora torta!

Bjs, sucessos sempre ♥

Josy disse...

Queridos amigos que saudades de vocês. Fizeram muita falta pela blogsfera e seus quitutes deliciosos. Fiquei muito feliz quando vi seu comentário no meu cantinho Bela surpresa ter vcs de novo conosco. Sejam muito bem vindos. E que maravilhosa essa torta. Sou super fã de tortas de maçãs, pelo sabor e aroma que exalam quando estão assando. Ficou lindíssima. Adorei a receita. Beijinhos, ótima semana

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Rosley e Jotta,
Bom reinicio.
Esta torta tem um lindo visual, com maçã verde certamente ficou não só linda como também deliciosa, ótima receita.
Beijos, boa semana,
Vânia

A Paixão da Isa disse...

que bom os ver de volta e ainda por cima com esta maravilha adoro maça humm esta 5* bjs bs

Teretetê na cozinha disse...

Bom retorno!
Nunca fiz torta com maça verde, mas o aspecto denuncia que ficou fantástica!

Gourmet disse...

Que linda essa torta, Pessoal, dá água na boca!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...