domingo, 26 de janeiro de 2014

Filé de Porco ao Shoyu, Mel e Laranja do "Gastronomismo"


Compramos um Filezinho de Porco e queríamos fazer de um jeito diferente. Pesquisando na internet, encontramos esta receita. A foto não faz justiça ao sabor, maciez e aroma. Ficou muito bom! Fizemos pouquíssimas modificações.

Para 4 pessoas:

Ingredientes:
1kg de filé de porco (usamos 1,5 kg); 2 laranjas; 1 dose de cointreau (opcional) (não usamos); 3 colheres de sopa de molho de soja; 2 colheres de sopa de mel; 2 dentes de alho ralados; 50g de manteiga (substituímos por fatias de bacon). Acrescentamos 1 colher de sopa de mostarda.
½ colher de farinha de trigo
½ colher de sopa de manteiga
pimenta do reino
sal (não usamos, o shoyu foi suficiente)

Modo de preparo:
Em uma tigela grande, misturar o molho de soja, mel, dentes de alho, mostarda e cointreau. Retirar as raspas e espremer as duas laranjas, adicionar à tigela. Limpar o filé de porco, retirando qualquer resquício de gordura ou membranas. Levar à tigela e deixar marinando por cerca de vinte minutos.
Em uma forma, acondicionar os filés e distribuir pedacinhos de manteiga por cima da carne (usamos bacon). Essa gordura que vai impedir que fiquem ressecados. Assar em forno médio por cerca de 20 minutos (o nosso ficou uns 50 minutos). No final retiramos as fatias de bacon para dourar os filés e colocamos numa forma à parte.
Com os dedos, misturar a manteiga com a farinha de trigo e fazer uma mistura chamada de roux. Levar a marinada para o fogo baixo, mexendo de vez em quando, até ferver. Ir adicionando o roux aos poucos, até engrossar (acrescentamos o caldo que se formou na forma).

Montagem:
Servir o filé em fatias grossas, banhadas em molho e acompanhado com arroz de jasmim (usamos arroz comum, feijão, farofa e salada).

Obs: 
O site Gastronomismo (que não conhecia) tem um ótimo vídeo mostrando o passo-a-passo e diversas receitas legais.

4 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Rosley e Jotta,
Agradaram-me muito os ingredientes e o visual, sem dúvida foi uma deliciosa refeição.
Beijo, boa semana,
Vânia

Lylia disse...

Oi Rosley e Jotta,
Gosto muito de file de porco e essa receitinha me pareceu bem gostosa.
Bj,
Lylia

Andréa disse...

Olá amigos!
A foto me deixou com água na boca, a receita é 10!
Uma ótima maneira p/ sairmos da rotina, amei!

Bjs, feliz semana pra vcs!

A Paixão da Isa disse...

esta com um aspecto mt bom adoro carne de porco que delicia humm bjs bs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...