segunda-feira, 18 de março de 2013

Stromboli

Mais um pão... Muito, mas muito gostoso mesmo. A receita original do Bem Simples leva presunto cru, mas é muito caro, fizemos com bacon, substituição aprovada. Nosso toque especial ficou por conta do Sal do Himalaia, aquele rosinha ali em cima, mas pode colocar sal grosso moído que também vai ficar ótimo.
Massa:
1 kg de farinha de trigo; 600 ml de água morna; 3 envelopes de 10 gr de fermento biológico em pó; 1/2 xícara de chá de açúcar; 1 colher de sopa de sal; 100 ml de azeite de oliva.
Recheio:
400 gr de queijo muçarela; 200 gr de bacon fatiado (pode substituir por presunto, calabresa, etc); azeite de oliva; folhas de manjericão; 2 dentes de alho picado; 
Para decorar:
Alecrim e sal grosso

Modo de fazer:
Misture 3 xícaras de farinha de trigo aos demais ingredientes secos numa tigela grande. Acrescente a água e o azeite, misture bem e vá acrescentando o restante da farinha de trigo aos poucos até soltar das mãos. Sove bem, coloque a massa em um saco plástico fechado e deixe descansar em local protegido até dobrar de tamanho (aproximadamente 1 hora). 
Após isso, divida a massa (nós dividimos em dois pães grandes) e abra sobre uma superfície lisa. 
Pincele com azeite de oliva, espalhe o queijo, o bacon por cima, as folhas de manjericão e o alho picado.
Enrole como um rocambole, faça furos profundos com uma faca (daí a origem do nome "Stromboli" é um vulcão da Itália, por esses buracos o queijo deve sair...), "plante" o alecrim, polvilhe com o sal e coloque em forma com fubá espalhado no fundo. Deixe crescer novamente.
Pré-aqueça o forno médio-alto (250° C). Coloque os pães e asse até que fiquem dourados.

6 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Rosley e Jotta,
Gosto muito de pão e esse com o vosso toque especial ficou divino, perfeito para o café da manhã, saboreava com prazer uma fatia.
Beijos,
Vânia

Josy disse...

Meus queridos, adoro fazer pão, adoro o sabor de um pão perfumado e aromático. Essa receita é ótima, gostei demais, imagino o aroma que ficou em sua cozinha, além, de ter ficado bem lindo. Beijinhos

Andréa disse...

Olá queridos, paz e bem!
Imagino o sabor e o aroma deste pão....hummmmmm!
Ficou maravilhoso! Amo fazer pães esse vai para minha lista, bom demais!

Beijos, fiquem com Deus!

A Paixão da Isa disse...

hum mas que maravilha ficou 5* bjs

Islene Teles disse...

Arrasaram, meninos.
Que D E L Í C I A. Parabéns, amei
Abraço em vocês

Teresa Newman Medeiros disse...

que pão lindoooo, adoro fazer e comer pães.rsrs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...