segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

31 de dezembro - Aniversário da Rosley

Nesta data, 31 de dezembro, o mundo comemora a passagem do ano. Nós, aqui em casa, comemoramos o aniversário da Rosley. Ela recebe vários presentes, mas, aqueles que convivem com ela são presenteados com sua presença. 
Desde o dia em que a conheci, sou abençoado com seu amor, amizade, carinho, cumplicidade, dedicação e muitas outras qualidades, que no início do casamento, foram direcionados para mim e após a vinda do Ruan e do Jonan, são repartidos com eles.
Mais um ano se passa, e mais uma vez agradeço a Deus por tê-la colocado na minha vida. 
Parabéns Rosley! Que Deus continue a abençoar tua vida com saúde, paz e bençãos sem fim! Te amo!
Aproveito para desejar um Feliz Ano Novo a todos nossos amigos!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Pão de azeitona

Atualmente temos acesso ao Canal Bem Simples, a Elisa Brites disse pra gente que eu (o Jotta) ia gostar muito do programa "A Confeitaria", pois gosto de fazer pães e bolos. Ela acertou. Embora não assista tanto assim, de vez quando dou uma olhada. Numa dessas, vi esse pão no "Cozinha Caseira" que, originalmente, é feito com azeitonas pretas. Como a Rosley não gosta muito do sabor dessa azeitona, resolvi testar com a verde. Deu muito certo! É um pão salgado, por conta da azeitona, mas que pode ser comido com geleia, para aqueles/as que gostam da mistura doce/salgado.
(Foto tirada com o celular...)
Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo; 1/2 xícara de chá de açúcar; 1/2 colher de sopa de sal; temperos secos (orégano, salsa, cebola, alho, ervas finas) a gosto; 3 sachês de fermento biológico seco;  2 colheres de sopa da água das azeitonas; 1/2 xícara de óleo; 1/2 litro de água morna (pode ser leite); 3 ovos; 1 xícara de chá de azeitonas verdes picadas;
Modo de fazer:
Coloque 2 xícaras de farinha de trigo numa bacia ou tigela aberta e acrescente todos os demais ingredientes secos, misture bem. Misture, aos poucos, os demais ingredientes líquidos. Reserve as azeitonas. Aos poucos vá acrescentando o restante da farinha de trigo até que solte das mãos, sove bem... Pelo menos uns 10 minutos... Coloque a massa, depois de pronta, em um saco plástico limpo e amarre. Cubra com um pano, coloque em um recipiente e deixe descansar até dobrar de tamanho em local protegido (uso o forno). Após crescer, abra a massa em uma superfície enfarinhada, vá retirando porções e incorporando as azeitonas. Pode fazer o pão redondo ou em formas de bolo inglês. Deixe dobrar novamente de tamanho. Pré-aqueça o forno médio (210° C) e leve para assar até dourar. 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Sorbet ou sorvete de morango


O verão aqui em Santa Maria-RS chegou muito quente. Ontem, 12:20, o termômetro estava marcando 33 graus à sombra, no final da tarde passava dos 36 graus... Hoje pode-se dizer que está tranquilo, 26 graus... Assim, nada melhor do que algo gelado e leve. Esse sorbet, a Rosley experimentou na casa de uma amiga, a Lina, mas quem fez e deu a receita foi a Simone. A Rosley fez e todos aprovaram. Simples, rápido e gostoso! Vale a pena testar!
Ingredientes: 2 claras, 1 xícara de açúcar, 2 xícaras de morangos picados, 1 lata de creme de leite ou 2 caixinhas.
Modo de fazer: Coloque na batedeira as claras, o açúcar e os morangos e bata por 10 minutos (parece que não vai dar em nada, mas cresce bastante, tem que ser 10 minutos mesmo, o barulho da batedeira é chato, então eu ligo, fecho a porta da cozinha e só volto 10 minutos depois). Depois disso, misture o creme de leite delicadamente, ponha em um recipiente e leve ao freezer. Rende aproximadamente 2 potes de sorvete.
Obs 1: essa calda de morango foi feita com a sobra dos morangos e um pouco de açúcar, levados ao fogo até ficar cremoso e brilhantes. É opcional.
Obs 2: Pelo pouco que li a respeito, a grande diferença entre o sorbet e o sorvete, é que no sorbet não vai leite (embora nesse vai creme de leite)... Na dúvida, faça!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...