quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Bolo Light de limão com capim-santo

Um pouco afastados, mas não abandonamos nosso cantinho. Temos cozinhado bastante e postado pouco... Vamos tentar voltar a ter mais regularidade nas nossas postagens e em nossas visitas e comentários. 
Quando vemos nossos "blogs amigos" fazendo uma postagem atrás da outra, ficamos impressionados com a capacidade criativa, a qualidade e o profissionalismo na administração dos blogs, por isso queremos parabenizá-los. 
Mas, vamos deixar de "lero-lero" e partir para a receita, que, aliás ficou excelente. Bolo macio e muito saboroso. Fizemos sem a cobertura, a qual, não fez falta. Receita retirada do "Meu guia de receitas light - União" que veio junto com dois pacotes de Açúcar União Light. (Este não é um publieditorial)

Ingredientes: 

Bolo: 

3/4 de xícara de leite desnatado; 2 sementes de cardamomo; 2 talos de capim-santo picados; 1/2 xícara de margarina light; 1 xícara de açúcar União Light; 3 gemas; raspas de 1 limão; 1/4 de xícara de suco de limão; 2 xícaras de farinha de trigo; 1 colher (sopa) rasada de fermento químico em pó; 3 claras em neve.

Cobertura (opcional): 

4 colheres (sopa) rasadas de açúcar União Light; 2 colheres (chá) de suco de limão; raspas de 1 limão.

Modo de fazer:

Bolo: 

  • Ferva o leite com o cardamomo e o capim-santo por 2 minutos, deixe esfriar. 
  • Na batedeira, bata a margarina com o açúcar e as gemas até obter um creme esbranquiçado. Junte as raspas, o suco e o leite coado e misture bem. Adicione a farinha previamente peneirada com o fermento, mexendo delicadamente com uma espátula. Por fim, incorpore a clara em neve. 
  • Despeje na forma (retangular 20x30cm) untada e enfarinhada e asse no forno preaquecido (180°C) até dourar e firmar (espete um palito e veja se sai limpo). Depois de morno, espalhe a cobertura (é só misturar os ingredientes), deixe esfriar e corte em quadrados. Sirva em temperatura ambiente.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...