segunda-feira, 23 de julho de 2012

Trança de cará

 
A Rosley viu essa receita no livro "200 Receitas União - (2º volume - reedição)" só que, a única coisa que usei da receita foi o cará e o formato de trança. 
Ficou muito boa! Massa leve, saborosa, cresceu bastante. Aliás, cresceu tanto que tive de dividir e acabou  rendendo duas tranças... Façam e confirmem.
Ingredientes:
250 gr de cará cozido e espremido; aproximadamente 1 kg de farinha de trigo; 1/2 xícara de açúcar; 1 colher de sopa de sal; 2 sachês de fermento biológico seco; 1 sachê de Melhorador de pão; 1 xícara de água morna do cozimento; 1/2 xícara de leite; 1/2 xícara de óleo; 2 ovos; 1 gema para pincelar.

Modo de fazer:
Misture 2 xícaras de farinha de trigo, os demais ingredientes secos e o cará. Acrescente os líquidos e misture bem. Aos poucos vá juntando a farinha de trigo e sovando até soltar das mãos. Coloque a massa em um saco fechado, numa bacia, coberta por um pano limpo e em local aquecido (liguei o forno por 5 minutos e desliguei), por cerca de meia-hora ou até dobrar de tamanho. 
Divida a massa em três partes, faça três rolos e enrole como uma trança. Coloque em assadeira com fubá, para não grudar, e deixe crescer novamente por cerca de 20 minutos. 
Enquanto isso, pré-aqueça o forno médio para alto (250°C). Pincele a trança com 1 gema misturada com uma colher de sopa de água e polvilhe com açúcar cristal. Leve ao forno por cerca de 30 minutos e/ou até dourar.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Torta crocante de maçã verde, do Jotta

Ontem, assistindo ao quadro "Mestre cuca" do programa Rosa Shock, que passa no Canal da Net de Santa Maria, vi uma receita de "Apple Crumble" e resolvi que ia fazer hoje. Aproveitando a saída da Rosley com a Neiva e a Aninha, que vieram de Porto Alegre nos visitar, resolvi colocar mãos à obra. A receita era tão simples que nem anotei, mas, na hora de executar, acabei modificando bastante o recheio e a cobertura. Por isso, o nome...

Ingredientes: 
Do recheio: 4 maçãs verdes, descascadas e fatiadas; 1/4 de xícara de uvas passas brancas; 1 lata de Leite Moça; 1 caixinha de Creme de Leite; raspas de um limão; 1 colher de chá de fermento químico em pó.
Da cobertura: 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral; 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo e 1/2 de açúcar; 150 gr de manteiga sem sal gelada e picada em pedaços; canela em pó.
Modo de fazer: 
O recheio: Misture o leite condensado, o creme de leite, as raspas de limão e o fermento (dica da caixinha para não talhar o creme, ao ferver), reserve. Espalhe as maçãs e as uvas passas em um refratário untado com manteiga. Despeje o creme sobre as maçãs.
A cobertura:
Misture a farinha e o açúcar, coloque a manteiga e mexa até virar uma farofa. Espalhe sobre o recheio e polvilhe a canela. (sobrou 1/3 da farofa). Leve ao forno médio até borbulhar o recheio e dourar a cobertura.

Obs: ao retornar do passeio, as mulheres foram recebidas com aquele cheirinho gostoso e todas provaram e aprovaram. 

terça-feira, 10 de julho de 2012

Bolo de rolo com sorvete e chocolate

Inspirados no "Triângulo Amoroso" do Restaurante Cozinhando Escondidinho, lá de Recife, o qual, um dia, se Deus quiser, iremos conhecer, criamos nossa versão dessa sobremesa, muito simples. 
A base é o bolo de rolo, que pode ser substituído por um gostoso rocambole, acompanhado de uma ganache de chocolate e um sorvete a gosto do freguês, usamos sorvete de creme. 
Essa ganache foi feita com 150 gr de chocolate amargo picado e uma caixinha de Creme de leite aquecidos numa panelinha sem deixar ferver.
Particularmente, gostamos mais da versão com o chocolate "zerado" por cima. Nossos amigos: Júlio César e Tânia aprovaram, depois de comer um gostoso arrumadinho de carne de sol (feita em casa) com feijão verde trazido de nossa viagem ao Recife e farofa de ovo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...