domingo, 24 de junho de 2012

Cuca da Cenaide

Desde a primeira vez que experimentamos essa cuca, na casa da D. Dalva, ficamos com vontade de fazer. Dona Dalva é uma pessoa muito querida por nós, tem 87 anos e costura divinamente. A Cenaide mora com ela já faz muito tempo e é quem cuida dela com muito carinho. Entre as muitas qualidades que a Cenaide tem, uma delas é cozinhar bem. Assim, passamos a dividir essa receita com pequenas alterações, que foi retirada de uma revista Ana Maria, de 23 de novembro de 2007, cujo nome original é "Torta farofa crocante". Vale a pena fazer, fica uma massa crocante e um recheio cremoso muito gostoso. O Jonan, nosso filho mais novo, que é bastante crítico, disse que essa cuca foi a melhor que já fizemos.

Ingredientes: 
Do recheio: 1 lata de leite condensado; 2 colheres (sopa) de amido de milho; 2 xícaras de leite; 2 gemas; 2 colheres (sopa) de margarina; 1 lata de creme de leite, sem soro; 1 colher (chá) de extrato de baunilha.
Da massa: 3 xícaras de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento químico em pó; 1 ovo; 1 xícara de açúcar; 150 gr de margarina; 1 xícara de nozes picadas.

Modo de fazer:
O recheio: em uma panela coloque o leite condensado, o amido dissolvido no leite, as gemas peneiradas, a margarina (usei manteiga) e o extrato de baunilha. Leve ao fogo, cozinhe, sem parar de mexer, até engrossar. Desligue o fogo, misture o creme de leite e coloque um papel filme plástico sobre o creme para não criar película. Deixe esfriar.
A massa: Misture todos os ingredientes, menos as nozes, e faça uma farofa com as mãos. Reserve 1/4 da farofa e, com o restante, cubra o fundo e as laterais de uma forma (usamos uma de, aproximadamente, 40x20 cm). Na farofa restante misture as nozes picadas. Sobre a massa coloque o creme e, por cima, distribua a farofa com as nozes (polvilhamos também com canela e açúcar - opcional). Leve ao forno pré-aquecido (210° C) e asse até dourar. Se quiser deixe esfriar e leve à geladeira ou coma à temperatura ambiente aqui do Sul, no inverno.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Geleia de morango

De vez em quando a gente cisma de fazer geleia de morango, a qual, normalmente, fica muito melhor do que as que compramos nos supermercados. Já fizemos de várias maneiras, e essa é a que tem dado certo ultimamente. Os ingredientes são simples e a forma de fazer só exige um pouco de paciência.

Ingredientes: 600 gramas de morangos lavados e sem o cabinho; 3 xícaras de açúcar; caldo de 1 limão.
Modo de fazer: Em uma panela ponha os morangos, o açúcar e o caldo do limão, leve ao fogo. Assim que começar a juntar líquido, tire os morangos e passe pelo espremedor de batatas, retorne a panela ao fogo e  deixe dar o ponto de geleia. Para isso, vá testando em um prato frio.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dia dos Namorados


Hoje não vou postar nenhuma receita, vou homenagear o meu namorado Jotta. Temos o hábito de cozinhar e fazer palavras cruzadas juntos, pois a que usamos, "A Recreativa", às vezes, é bem difícil. Completando o "Cair das Letras", li a frase acima, da poetisa petropolitana Carolina A. de Castro e resolvi fazer essa postagem que resume meu sentimento em relação aos 33 anos de namoro que completaremos no próximo dia 10 de junho.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Bolo de fubá com cobertura de milho

 
Era pra ser um bolo light, mas, saiu um bolo normal (engordiet?). Compramos uma embalagem de Açúcar Light União e veio um livro de receitas junto, todas com o açúcar light. Resolvemos fazer com açúcar normal e ficou muito bom, qualquer hora vamos fazer uma das receitas light. Outra coisa, não tínhamos erva-doce e substituímos por uma colher de chá de extrato de baunilha.
INGREDIENTES:
Bolo: 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo; 1 e 1/2 xícara de fubá; 1 colher de sopa rasa de fermento químico em pó; 1 pitada de sal; 1 xícara de leite; 1/2 xícara de leite de coco; 1 colher de sopa de semente de erva-doce; 4 ovos; 1 1/2 xícara de açúcar; 1 xícara de óleo.
Cobertura: 1 e 1/2 xícara de leite, 1/2 xícara de leite de coco; 1 lata de milho verde escorrido; 3 colheres de sopa de amido de milho; 5 colheres de sopa de açúcar; 2 colheres de sopa de manteiga; canela em pó para polvilhar. 
MODO DE FAZER:
Bolo: Peneire o trigo, o fubá, o fermento e o sal, reserve. Ferva o leite com o leite de coco e a erva-doce, tampe e reserve. Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até triplicar o volume. Aos poucos adicione a mistura de ingredientes secos em três partes, alternadas com o óleo em duas partes, mexendo sempre com uma espátula. Coe o leite quente e adicione-o à massa, incorporando delicadamente. Despeje a massa em forma untada com margarina e polvilhada com fubá e leve ao forno (médio - 210°C) preaquecido até dourar. Espere amornar e espalhe o creme de milho até cobrir toda a superfície. Depois que esfriar completamente, polvilhe a canela e corte em quadrados. Sirva em temperatura ambiente.
Cobertura: No liquidificador bata todos os ingredientes, exceto a canela, até que o milho fique bem triturado. Passe por uma peneira e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Cozinhe por mais 2 minutos e utilize quente.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...