sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pão integral (segunda versão)

Ainda não engrenamos as postagens esse ano, não por falta de assunto ou receita, mas... Às vezes parece que falta inspiração para sentar e escrever, não sei se acontece o mesmo com vocês.
Bom, o que interessa é que resolvemos fazer outro pão integral, para variar daqueles comprados no supermercado. O resultado foi muito bom, pois foi inspirado em uma pesquisa feita: no Eternos Prazeres, da Renata; no Ora, Pitangas!!!, da Angela; e no Nacozinha, da Gina. Todas, especialistas no assunto.
Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo integral; aproximadamente 3 xícaras de farinha de trigo comum; 2 sachês de fermento biológico seco; 1 sachê de Melhorador de farinha (Pão Certo da Fleischmann - opcional); 2 colheres de sopa de açúcar (usamos Demerara); 1 colher de chá de sal; semente de girassol torrada; 300 ml de água morna; 1/2 xícara de óleo.
Modo de fazer:
Misture a farinha de trigo integral, o fermento, o açúcar e o sal em uma bacia. Acrescente os ingredientes líquidos e misture bem. Aos poucos acrescente a farinha de trigo comum, sovando até soltar das mãos. Fica uma massa macia e leve. Cubra com filme plástico, ou coloque em saco plástico, cubra com um pano limpo e deixe crescer em local aquecido (usamos o forno aquecido por 5 minutos e desligado) até dobrar de tamanho. Divida a massa, abra com as mãos, espalhe a semente de girassol e enrole como rocambole. Coloque em forma de bolo inglês untada e faça cortes em sua superfície. Acenda o forno e pré-aqueça por cerca de 15 minutos em temperatura alta, enquanto isso, coloque as formas dentro de outra forma maior e sobre o fogão, cobertas por um pano. Após esse tempo, baixe o fogo para médio e coloque o pão para assar até dourar.
Obs: passamos a usar as formas de bolo inglês dentro de outra para assar, o que tem evitado a queima do fundo dos pães.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O super-hambúrguer da galera do Jonan!

(Este não foi feito para nós, pobres mortais... Apenas corajosos e quem não tem problema com colesterol, podem enfrentá-lo!)

(Eis o produto final! E aí, vai encarar?)

Meio de férias, nos ausentamos durante quase um mês do nosso querido blog e das nossas queridas leitoras. Nesse período, ganhamos um sobrinho-neto (Anthony), tivemos problemas com nossa internet (aproveito para elogiar a GVT, que mandou um técnico rapidinho e ele trocou o modem wireless sem despesa alguma!), fizemos uma limpa no nosso notebook e também tivemos que trocar o mouse, entre outras coisas.
Abrimos nossa cozinha pra essa galera aí (O Gui, a Lau, a Nina e a Ale, amigos e amigas do Jonan nosso filhote, esse que está lavando a louça!), que fizeram esse super-hambúrguer, muito gostoso por sinal. Não vai ter receita, pois eles não nos passaram, mas, faça o seu e capriche no alho, tanto no molho quanto na carne. Como dá pra ver nas fotos, vai muito bacon por cima e queijo cheddar no recheio. Pra não ficar tão "pesado", foi assado no forno. Devidamente provado e aprovado!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...