segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Peras ao açafrão

Um dia saímos para bater papo com os amigos Júlio César e Tânia no Iguaria Restaurante daqui, dessa vez ficamos apenas nos petiscos, por sinal, bem saborosos. Ao final, pedimos as Peras ao açafrão de sobremesa. Não deu outra, ficamos com vontade de comer novamente. Vimos diversas receitas na internet e escolhemos essa. Valeu a pena fazer.
Ingredientes:
2 peras descascadas com o cabo; 2 colheres (sopa) de açúcar; 1 colher (sopa) de mel; 2 colheres (chá) de açafrão em pó (o amarelinho); 2 cravos; 1/2 litro de água.
Modo de preparo:
Numa panela alta colocar a água, o açafrão, o açúcar, os cravos, o mel e deixar ferver. Juntar as peras e deixar cozinhar. Caso a calda que se formou não seja suficiente para cobrir as peras, você deve ir virando-as para que a coloração amarelada fique uniforme. Deixe ferver por aproximadamente 40 minutos ou até ficarem macias. Retire as peras e deixe a panela no fogo para reduzir a calda. Sirva com sorvete.
Observação:
- utilizamos açafrão em pó espanhol.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Panetone de frutas da Angela (ora, pitangas!!!)

Aqui estamos de volta, dessa vez, Cozinhando, de novo, com a Angela, a quem agradecemos a receita.

No Natal fiz esses panetones para experimentar. Foram entregues como lembrança. Foi a primeira vez e creio que todos gostaram. Era intenção publicar na época do Natal, mas...
A receita foi retirada daqui. A Angela, além de outras habilidades gastronômicas, é especialista em pães.

Para a esponja: misture 4 colheres sopa de farinha de trigo; 1 colher de sopa de açúcar; 1 xic de chá leite morno; 45 g de fermento; deixe descansando até dobrar de volume.

Para o panetone:
Aprox 1 k de farinha de trigo; 100 gramas de manteiga; 5 ovos batidos ligeiramente; 10 colheres de açúcar; 2 xícaras de leite morno; raspas de laranja; 1 pitada de sal; passas e frutas cristalizadas.

Modo de fazer:
Numa bacia, coloque o açúcar e parte da farinha, faça uma cova e coloque os ovos ligeiramente batidos, junte a esponja e leite morno com a manteiga, misture. Quando começar a agregar junte o sal e as raspas de laranja, amasse mais um pouco e junte as frutas cristalizadas, coloque na bancada para sovar e vá agregando farinha aos poucos, fica uma massa bem macia e elástica.
Deixe crescer na bacia untada até dobrar de volume, depois deste crescimento, retire o ar da massa, sove ligeiramente na bancada enfarinhada e divida a massa em três partes, coloque cada uma na forma de panetone, deixe crescer novamente.
Antes de assar pincele com manteiga e leve ao forno médio, 200 graus.

Observações:
- Fiz em formas de 250 gramas, assim, rendeu cerca de 12 panetones.
- Usei 1 colher de chá de essência de panetone mas, acho que não precisava.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Rosley e Jotta, agora cozinhando... .com!

Foto retirada durante nossa ida a Porto Alegre em dezembro do ano passado, quando reencontramos a Carla Maicá, a , a Alice e a outra Carla, que chegou depois da foto, no Café do Cofre (da Alice).
Detalhe dos docinhos da Nana Pereira que comemos, hummm.... Só não estavam melhores que o papo e a companhia...

Em ritmo de férias... Várias postagens aguardando, algumas tentativas de melhorar o design e resolvemos tornar o blog em .com, http://www.cozinhandocomrosleyejotta.com/
Confessamos que não sabemos muito bem como funciona, mas com a ajuda da Ana Paula do Delicious by comfort food, resolvemos arriscar. Mesmo assim, algumas dúvidas surgiram, alguém poderia nos ajudar?
1. Quem acessava pelo blogspot.com continua a acessar normalmente?
2. Precisamos divulgar o novo endereço?
3. Existe alguma vantagem em ser .com?

Aproveitando a deixa, estamos com dificuldades para postar pelo Chrome, do tipo: a barra para anexar fotos, negritar, linkar, some!!! Passamos a usar o Mozilla que funciona muito bem.

Dito isto, em breve voltaremos aos nossos posts e às visitas aos blogs amigos, aliás, quem tiver sumido da nossa barra lateral por favor nos avise. Abraços a todos!

domingo, 8 de janeiro de 2012

Mais presentes!

Passado o Natal, as festas de Fim de Ano e o aniversário da Rosley, continuaram a chegar presentes... o que é bom demais! Agora foi a vez dos kits que ganhamos:
Da Carina do "Na Cozinha da Carina": um kit de Azeites Cocinero e uma bolsa Ecobag sensacional, pela receita que ainda vamos preparar, Escondidinho de Pirarucu; e um excelente kit da Ducoco pela receita do Pudim de Coco com Geleia de Mirtilo, que também está na agenda.
O melhor é que ainda estamos esperando outro kit, da Dubom, que ganhamos no sorteio feito pela Vovó Cristina.

Aproveitamos para agradecer à Carina e seus parceiros: Azeite Cocinero e Ducoco, pelos ótimos kits.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...