segunda-feira, 23 de julho de 2012

Trança de cará

 
A Rosley viu essa receita no livro "200 Receitas União - (2º volume - reedição)" só que, a única coisa que usei da receita foi o cará e o formato de trança. 
Ficou muito boa! Massa leve, saborosa, cresceu bastante. Aliás, cresceu tanto que tive de dividir e acabou  rendendo duas tranças... Façam e confirmem.
Ingredientes:
250 gr de cará cozido e espremido; aproximadamente 1 kg de farinha de trigo; 1/2 xícara de açúcar; 1 colher de sopa de sal; 2 sachês de fermento biológico seco; 1 sachê de Melhorador de pão; 1 xícara de água morna do cozimento; 1/2 xícara de leite; 1/2 xícara de óleo; 2 ovos; 1 gema para pincelar.

Modo de fazer:
Misture 2 xícaras de farinha de trigo, os demais ingredientes secos e o cará. Acrescente os líquidos e misture bem. Aos poucos vá juntando a farinha de trigo e sovando até soltar das mãos. Coloque a massa em um saco fechado, numa bacia, coberta por um pano limpo e em local aquecido (liguei o forno por 5 minutos e desliguei), por cerca de meia-hora ou até dobrar de tamanho. 
Divida a massa em três partes, faça três rolos e enrole como uma trança. Coloque em assadeira com fubá, para não grudar, e deixe crescer novamente por cerca de 20 minutos. 
Enquanto isso, pré-aqueça o forno médio para alto (250°C). Pincele a trança com 1 gema misturada com uma colher de sopa de água e polvilhe com açúcar cristal. Leve ao forno por cerca de 30 minutos e/ou até dourar.

9 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Olá Rosley e Jotta,
Linda trança, a cor e o formato ficaram muito apetitosos, com um café, requeijão, ou geleia e uma fatia de trança, hummm.
Beijo,
Vânia

Érica disse...

Tenho uma receita de pão de cara e até hoje não fiz, mas este me deixo com vontade, ficou uma tentação.
bjs

Josy disse...

Ontem mesmo disse que não gosto de inhame, engraçado que o cará eu gosto, com certeza o inhame que provei não estava bem preparado. Meninos que linda trança, e como renderam! Já fiquei imaginando uma fatia dessa trança com uma geléia ou manteiga hummm. Gostei. Beijinhos

Rachel disse...

Amigos, por aqui adoramos o cará, seja como for e esse pão com certeza ficou delicioso, pelo menos é o que sugere a foto!
Bjuss!!!

Ana Claudia disse...

Olá, que trança mais linda, deve ter ficado um espetáculo.
Beijos
Ana Claudia

Flor de Sal disse...

Olá! Acabei de descobrir o blog e estou deliciada! Já agora o que é cará?

Juliana disse...

Dúvida: o que é cará?

Li o comentário de vocês sobre a acidez dos azeites lá no blog da Tati... Essa minha postagem é antiga, mas talvez ajude a responder.
http://jusempressa.blogspot.com.br/2010/07/tomates-assados-com-manjericao-e.html

Beijos saudosos!

Karina Batista disse...

Que delícia, estou numa fase meio que de padeira, rs. Vou levar a receita pra minha cozinha. Beijão

mariacarambola.wordpress.com

♥♥♥

Gourmet disse...

Que arraso esse pão... depois desse, acho que vou abandonar a carreira de padeira... vi que não dou jeito pra coisa... Mas voces tem que me garantir o suprimento de pão :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...