domingo, 24 de junho de 2012

Cuca da Cenaide

Desde a primeira vez que experimentamos essa cuca, na casa da D. Dalva, ficamos com vontade de fazer. Dona Dalva é uma pessoa muito querida por nós, tem 87 anos e costura divinamente. A Cenaide mora com ela já faz muito tempo e é quem cuida dela com muito carinho. Entre as muitas qualidades que a Cenaide tem, uma delas é cozinhar bem. Assim, passamos a dividir essa receita com pequenas alterações, que foi retirada de uma revista Ana Maria, de 23 de novembro de 2007, cujo nome original é "Torta farofa crocante". Vale a pena fazer, fica uma massa crocante e um recheio cremoso muito gostoso. O Jonan, nosso filho mais novo, que é bastante crítico, disse que essa cuca foi a melhor que já fizemos.

Ingredientes: 
Do recheio: 1 lata de leite condensado; 2 colheres (sopa) de amido de milho; 2 xícaras de leite; 2 gemas; 2 colheres (sopa) de margarina; 1 lata de creme de leite, sem soro; 1 colher (chá) de extrato de baunilha.
Da massa: 3 xícaras de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento químico em pó; 1 ovo; 1 xícara de açúcar; 150 gr de margarina; 1 xícara de nozes picadas.

Modo de fazer:
O recheio: em uma panela coloque o leite condensado, o amido dissolvido no leite, as gemas peneiradas, a margarina (usei manteiga) e o extrato de baunilha. Leve ao fogo, cozinhe, sem parar de mexer, até engrossar. Desligue o fogo, misture o creme de leite e coloque um papel filme plástico sobre o creme para não criar película. Deixe esfriar.
A massa: Misture todos os ingredientes, menos as nozes, e faça uma farofa com as mãos. Reserve 1/4 da farofa e, com o restante, cubra o fundo e as laterais de uma forma (usamos uma de, aproximadamente, 40x20 cm). Na farofa restante misture as nozes picadas. Sobre a massa coloque o creme e, por cima, distribua a farofa com as nozes (polvilhamos também com canela e açúcar - opcional). Leve ao forno pré-aquecido (210° C) e asse até dourar. Se quiser deixe esfriar e leve à geladeira ou coma à temperatura ambiente aqui do Sul, no inverno.

10 comentários:

Karina Batista disse...

Tenho que confessar uma coisa. Minhas cucas nunca, nunca mesmo, dão certo. Não sei o que acontece, se estou errando um detalhezinho aqui ou um passo grande ali. O fato é que tenho medo de cucas, rs.

mariacarambola.wordpress.com

Guloso e Saudável disse...

Oi Rosley e Jotta,
É uma receita com ótima aparência, muito apetitosa, crocante e com nozes, parabéns a vocês e à Senaide pela receita.
Beijos, boa semana,
Vânia

Josy disse...

Amigos do céu, que visão maravilhosa é essa, esse creme no meio da cuca está assim, digamos que magnifico. Vou levar a receita, adorei e logo vou colocar em prática. Parabéns a Senaide pela deliciosa receita e a voces pela linda confecção. Bjs uma excelente semana

A Paixão da Isa disse...

humm ja comia bem uma fatia esta mesmo mt bom adorei esse creme bravo bjs

Andréa disse...

AMIGOS,
UAU....ESTA CUCA FICOU PERFEITA COM ESTE CREME.....HUMMM!
OBRIGADA POR COMPARTILHAR!

QUE DEUS ABENÇOE SEMPRE VCS!
BJS ♥

Douglas Bisognin disse...

Eu comi!!! \o/
muitoo boa mesmo.

Sandra Reis disse...

Bom dia ao casal!
Cheguei aqui por indicação da minha querida Josy para espiar essa cuca maravilhosa e encontrei um blog muito apetitoso.
Parabéns aos dois, muito capricho!
Beijos

Lenita disse...

Olá,
conheci agora o vosso blog através da Josy. Que delicia de aspeto tem esta cuca!
Gostei muito do blog, já sou seguidora. bjs.

Claudiana (25/11/2010) disse...

Primeiramente obrigada por retribuir a visita. Eu adoro artesanato mais também me interesso por outros assuntos, culinária, moda, etc. Achei seu cantinho na net mesmo, gostei e fiquei. Apareça quando quiser, bjs

Priscila Beneducci disse...

Receita deliciosa essa eu vou comer mesmo...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...