terça-feira, 5 de junho de 2012

Bolo de fubá com cobertura de milho

 
Era pra ser um bolo light, mas, saiu um bolo normal (engordiet?). Compramos uma embalagem de Açúcar Light União e veio um livro de receitas junto, todas com o açúcar light. Resolvemos fazer com açúcar normal e ficou muito bom, qualquer hora vamos fazer uma das receitas light. Outra coisa, não tínhamos erva-doce e substituímos por uma colher de chá de extrato de baunilha.
INGREDIENTES:
Bolo: 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo; 1 e 1/2 xícara de fubá; 1 colher de sopa rasa de fermento químico em pó; 1 pitada de sal; 1 xícara de leite; 1/2 xícara de leite de coco; 1 colher de sopa de semente de erva-doce; 4 ovos; 1 1/2 xícara de açúcar; 1 xícara de óleo.
Cobertura: 1 e 1/2 xícara de leite, 1/2 xícara de leite de coco; 1 lata de milho verde escorrido; 3 colheres de sopa de amido de milho; 5 colheres de sopa de açúcar; 2 colheres de sopa de manteiga; canela em pó para polvilhar. 
MODO DE FAZER:
Bolo: Peneire o trigo, o fubá, o fermento e o sal, reserve. Ferva o leite com o leite de coco e a erva-doce, tampe e reserve. Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até triplicar o volume. Aos poucos adicione a mistura de ingredientes secos em três partes, alternadas com o óleo em duas partes, mexendo sempre com uma espátula. Coe o leite quente e adicione-o à massa, incorporando delicadamente. Despeje a massa em forma untada com margarina e polvilhada com fubá e leve ao forno (médio - 210°C) preaquecido até dourar. Espere amornar e espalhe o creme de milho até cobrir toda a superfície. Depois que esfriar completamente, polvilhe a canela e corte em quadrados. Sirva em temperatura ambiente.
Cobertura: No liquidificador bata todos os ingredientes, exceto a canela, até que o milho fique bem triturado. Passe por uma peneira e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Cozinhe por mais 2 minutos e utilize quente.

11 comentários:

mariacarambola disse...

Queridos, o bolo está com um aspecto maravilhoso. Essa cobertura é de dar água na boca. Mas sou suspeita, tô súper numa fase meio de festa junina, com curau, milho etc.. beijão

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Jotta e Rosley,
Eu (nós) somos fãs de bolo de milho, com festa junina dá mais vontade de saborear essa delicia, este ficou muito apetitoso.
Beijo,
Vânia

Sonia disse...

Que delícia, o bolo e a cobertura que parece um cural.
Gostei muito desta apresentação, o sabor deve ter ficado muito bom.
Um beijo

Dani Hoffmam disse...

Hummmmmmmmmmm, eu amo bolo de milho e esse de fubá com cobertura de milho é novidade!

Vou fazer,
Bjos
Dani

Érica disse...

Amo bolo de fubá, assim com creminho nunca provei, mas pela foto tenho certeza que é delicioso.
bjs

Ana Paula disse...

Que bolo mais lindo...tudo a ver com este mês...e esta cobertura está um espetáculo...de encher os olhos!!! Um beijão!

yrs54 disse...

Esse bolo tem um visual maravilhoso e com certeza delicioso, anotei vou fazer nesse feriado. Bjs.

Josy disse...

Meninos que manjar dos deuses, adoro esse mundo da blogsfera, estamos sempre aprendendo algo diferente, e que nem passa por nossas cabeças,adoro bolo de milho e essa cobertura ficou show, imagino a delicia que ficou. Vou levar a receita comigo, adorei e ficou lindo. Bjos

Gina disse...

Fico com a versão engordiet, sem problema!
Bjs.

Joana disse...

Já vi imensos bolos com milho e ando com uma enorme vontade de experimentar :)
Gostei imenso deste!
Beijinhos

Prazeres Saudáveis disse...

HUMMM parece ser uma delicia:) terei de experimentar:)

Meu blog é de culinária saudável passa por laá espero que gostes:)
http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...