terça-feira, 29 de maio de 2012

Pãozinho doce


Receita retirada dos nossos arquivos. Essa veio em um encarte da Revista Máxima dos anos 80/90. Não tem um nome específico, o título é "Que delícia de pãozinho", e, realmente, é muito gostoso.
Foi feito na casa do Robinson e da Arlete e, além de nós estavam o Rafael, a Runnie e o Anthony (3 meses). Dessa nossa peregrinação para fazer pães na casa de amigos e parentes, surgiu a ideia de criar uma nova atividade comercial: "personal baker"! Que tal? Vamos à receita:
Ingredientes:
3 3/4 xícaras de farinha de trigo; 1 pitada de sal; 50 gramas de manteiga; 2 sachês de fermento biológico seco; 1/3 de xícara de açúcar; 1 colher (chá) de canela em pó; 1 colher (chá ) de cravo em pó; 150 gramas de uvas passas brancas e pretas, sem sementes; 150 ml de leite morno; 1/3 de xícara de água; 1 ovo batido.  Para a cobertura:
1/4 de xícara de açúcar; 4 colheres (sopa) de leite.
Modo de fazer:
Peneire a farinha e o sal em uma vasilha. Acrescente o fermento, o açúcar, as especiarias e as uvas passas, misturando bem. Faça um buraco no centro dessa massa, despeje o leite morno, a manteiga, 1/3 de xícara de água e o ovo batido. Misture bem e coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada. Amasse bem: use a palma da mão para esticar a massa e depois enrole em sentido contrário, se necessário, acrescente farinha de trigo aos poucos. Repita o processo por cerca de 10 minutos, até que a massa fique macia e bem elástica. Leve a massa para descansar em um saco plástico fechado e coberto por um pano até que dobre de tamanho (coloquei no forno, que foi aceso por cinco minutos e apagado e deixei por cerca de 40 minutos). Unte duas formas com um pouco de óleo e enfarinhe a seguir. Tire a massa do saco plástico, ajeite sobre superfície enfarinhada e corte em pedaços, fazendo bolinhas com as mãos. Espalhe as bolinhas pelas formas, deixando um bom espaço entre elas. Cubra os pãezinhos com filme plástico, para evitar que ressequem, e deixe crescer novamente em local aquecido, até dobrarem de tamanho (cerca de 1 hora). Preaqueça o forno em 200°C. Remova o plástico das formas. Faça a cobertura: dissolva 2 colheres de açúcar em 2 colheres de leite, mexendo bem. Pincele os bolinhos com essa mistura. Leve ao forno até que dourem. Enquanto isso, aqueça o resto do açúcar e do leite, espere dissolver e, após retirar os pães do forno, pincele-os novamente.
Obs: fizemos com e sem cobertura, ficou mais gostoso com cobertura. Fiz o dobro dessa receita, por isso rendeu bastante.

6 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Mas que delicia mesmo amiga, ficaram lindos....bjokitas

Érica disse...

Adoro pães, esses estão me parecendo deliciosos.
bjs

Andréa disse...

OLÁ AMIGOS!
IMAGINO O SABOR E O AROMA DESTES PÃEZINHOS COM ESSA MISTURA DE SABORES, COM CERTEZA FICARAM DELICIOSOS!
RARAMENTE VOU À PADARIA, SEMPRE FAÇO PÃES AQUI EM CASA, ESSA RECEITA JÁ VAI PARA MINHA LISTA, NÃO DÁ PRA PERDER.

FIQUEM COM AS BENÇÃOS DE DEUS!
BJS ♥

Josy disse...

Queridos amigos eu ouviria a intuição e o talento e seguiria no projeto personal baker rsrsrs. Ficaram lindos os pãezinhos e sem dúvida nenhuma deliciosos.Parecem tão macios, gostei muito da receita. Vou levar. Beijinhos

Sonia disse...

Os pãezinhos estão lindos. As fotos perfeitas. Invistam na ideia do "personal baker", partilhar o que sabemos é muito bom.
Beijos

mariacarambola disse...

Gente, tenho que confessar que li este post com um aperto no coração. Liguei minha máquina de fazer pão, que era 110V, no 220V. Ela não está mais funcionando. Uma pena, acho que queimou. Agora, pão só no muque.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...