quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pão do Carlos (simplesmente... pão)

Esse pão tem esse nome porque o Carlos, um amigo nosso, fazia e sempre mandava um pra gente. Originalmente é um pão muito simples, aos poucos fui dando uma incrementada nele. Devidamente sovado naquela bancada, ficou bem leve e gostoso.
Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo (usei também uma xícara de farinha de trigo integral); 2 sachês de fermento biológico seco; 1/2 xícara de açúcar; 1 colher de sopa de sal; 1/2 xícara de óleo; 500 ml de água morna (usei leite).
Modo de fazer:
Colocar metade da farinha branca, a integral e todos os ingredientes secos numa bacia, misturar. Juntar os ingredientes líquidos e mexer bem até ficar homogêneo. Ir juntando farinha até poder colocar na bancada. Sovar por uns 10 minutos. Colocar numa vasilha, cobrir com filme plástico e uma toalha e levar ao forno (que foi aceso por 5 minutos e apagado) para descansar e crescer. Depois disso, fazer bolinhas e colocar em forma untada. Levar ao forno apagado novamente para crescer. Retirar e pré-aquecer o forno em fogo médio. Se quiser, pincele com uma mistura de uma gema e uma colher de chá de shoyu, pode também polvilhar com gergelim, etc.
Obs:
Os ingredientes originais podem ser acrescidos (aveia, ovos, etc) ou trocados (açúcar mascavo no lugar do comum, manteiga no lugar do óleo, etc)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Estamos de volta!!!

Ainda não está pronta, mas é dessa cozinha que vão sair nossas próximas experiências culinárias. Ali em cima do fogão está faltando uma coifa/depurador em inox (aliás, quem tiver e quiser nos dar alguma dica de marca, estamos aceitando...).
Daquela bancada de granito já saiu um pão bem gostoso que será postado brevemente.
Obrigado pela paciência e preocupação.
Estamos felizes e agradecidos pelas bençãos divinas que temos recebido, por isso, queremos dividir nossa felicidade com todos/as vocês.
Abraços!!!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...