terça-feira, 29 de março de 2011

Pudim de mandioca do Chocorango

Desde que vimos essa receita no Chocorango, não sossegamos enquanto não fizemos. Acrescentamos leite condensado e modificamos as quantidades de açúcar e leite. O resultado foi ótimo!
Ingredientes:
200g de açúcar para caramelizar a forma; 4 ovos; 2 xícaras de leite; 1 colher (sopa) de manteiga sem sal; 3/4 de xícara de açúcar; 1 lata de leite condensado Mococa; 2 colheres (sopa) de coco ralado; 2 colheres (sopa) de queijo Parmesão ralado; 2 xícaras de mandioca ralada grosso.
Modo de fazer:
1. Pré-aqueça o forno a 180˚C. Ferva água para fazer o banho-Maria.
2. Caramelize com 200g de açúcar uma forma redonda de furo no meio de cerca de 30cm de diâmetro. No liquidificador, bata os ovos, leite, manteiga, leite condensado Mococa, açúcar, coco e queijo ralado até ficar homogêneo. Misture a mandioca ralada e bata só para misturar.
3. Despeje a mistura de pudim sobre a forma caramelizada e arrume-a sobre uma forma maior. Preencha a forma maior com água fervendo, deixando cerca de 2 dedos acima da base da forma redonda de pudim e, cuidadosamente, coloque essas formas no forno.
4. Asse por aproximadamente 1 hora ou até que o pudim não esteja líquido e, espetando uma faca no centro, saia limpa. Deixe esfriar e leve à geladeira para gelar bem.

Obs: descongelamos mandioca descascada e ralamos

sábado, 26 de março de 2011

Hoje completamos um ano!

Prezados blogueiros e blogueiras que nos visitam e nos prestigiam com seus comentários, hoje, 26 de março de 2011, estamos completando um ano de blog. Durante esse tempo foram 80 postagens, em sua grande maioria, receitas feitas por nós e por alguns amigos e amigas.
Para nossa surpresa, temos 70 seguidores e nossa página foi visualizada 13.998 vezes. Sabemos que são números bastante modestos perto de alguns blogs amigos, mas, sinceramente, não esperávamos tanto.
Por isso, agradecemos a todos/todas que passaram por aqui e deixaram algum comentário ou fizeram alguma de nossas receitas. Sabemos que não é fácil visitar tantos blogs e dedicar tempo para acrescentar algum comentário. Por experiência própria, às vezes, simplesmente visitamos alguns blogs e nos deliciamos com as postagens sem chegar a comentar.
Quem nos visita deve ter notado nossa ausência nos últimos meses, é que estamos reformando um apartamento aqui mesmo em Santa Maria e, se Deus quiser, em breve mudaremos para um local que é nosso: onde continuaremos a ser muito felizes e a fazer muitas receitas/experiências. Temos certeza que essa mudança é um projeto de Deus para nossas vidas.
Mais uma vez muito obrigado! Que o Senhor te guarde e te dê Paz!
Obs 1: temos alguns novos projetos para este 2º ano que hoje se inicia, assim que der nós divulgaremos.
Obs 2: o bolinho acima foi feito pela Runnie (Bolo de laranja da Fleischmann com maçã)

terça-feira, 15 de março de 2011

Risoto de camarão do Guto Farias

Domingo passado fomos convidados a degustar um risoto na casa dos nossos amigos Marta, Marcelino, e seus filhos: Carol e Guto. A surpresa ficou por conta do autor, o Guto.
Agora morando em Porto Alegre, tem se arriscado a fazer sua própria comida e, pelo jeito, com muito sucesso. Pegamos a receita pela memória olfativa, gustativa e auditiva, se tiver algum erro depois corrigiremos.
Ingredientes:
400 gr de camarão médio pré-cozido; 2 xícaras de arroz arborio (usou cateto, na falta); 1 litro de caldo de legumes; 1 xícara de vinho branco; 1 cebola picadinha; 1 dente de alho picadinho; pimenta calabresa a gosto; manjericão fresco a gosto; 1oo gr de creme de leite; 50 gr de queijo parmesão ralado; azeite; manteiga; e sal a gosto.
Modo de fazer:
Fritar rapidamente o camarão em uma colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de azeite de oliva, juntar uma colher de sopa de limão e sal a gosto. Reservar, (esta fritura é opcional, mas fica mais gostoso). Numa panela colocar novamente azeite e manteiga, aquecer e fritar a cebola e o alho até dourar. Juntar o arroz e a pimenta e refogar, acrescentar o vinho e deixar evaporar o álcool. Aos poucos acrescentar o caldo de legumes aquecido, mexendo sempre até o arroz cozinhar e ficar "al dente". Um pouco antes do arroz ficar pronto, juntar os camarões, o manjericão, o creme de leite, o queijo ralado e uma colher de sopa de manteiga. Servir quente.

Obs:
1) Esta receita serve umas 4 pessoas, o risoto feito na "panelinha" acima serviu mais de 10.
2) Continuamos às voltas com a reforma do novo apartamento e com pouco tempo para visitar os/as amigos/as blogueiros/as e fazer postagens. Ficamos devendo a sobremesa deste excelente almoço, que foi uma Charlote de Chocolate com Geléia de Mirtilos feita pela Rosley.

domingo, 6 de março de 2011

Bolo de iogurte, banana e chocolate (Cozinha da Gertrudes)

Domingo à tarde, bananas sobrando, vi o post da Beta com esse bolo e não resisti. Fiz algumas poucas adaptações e ficou muito bom. Bolo devidamente testado e aprovado pela Arlete e pelo Robinson. Vamos à receita:
Ingredientes:
3 a 4 bananas (usei prata); 3 ovos; 1 xícara de iogurte natural; 1/2 xícara de óleo; 1 xícara de açúcar mascavo; 1 xícara de açúcar comum; 3 xícaras de farinha de trigo; 1/2 xícara de aveia; 1 colher de sopa de canela em pó; 1 colher de sopa de fermento químico; 1 pitada de sal; e 100 gr de chocolate meio-amargo em pedaços.
Modo de fazer:
Bater as bananas, os ovos, o iogurte, o óleo e o açúcar no liquidificador. Numa tigela colocar a farinha de trigo, a aveia, a canela, o fermento e o sal e misturar. Juntar a banana batida e agregar bem, acrescentar por último o chocolate. Colocar a mistura em uma forma untada e enfarinhada e levar ao forno pré-aquecido em temperatura média por, aproximadamente, 45 minutos ou até que enfiando um palito, este saia limpo.

terça-feira, 1 de março de 2011

Bolo de maracujá

Mais um bolo, dessa vez de maracujá. A ideia da Rosley surgiu a partir da receita do bolo de cenoura de liquidificador, ou seja, é muito fácil de fazer. Além disso fica muito saboroso.
Ingredientes:
1 xícara de suco concentrado de maracujá (a Rosley usou 5 maracujás orgânicos colhidos na casa de nossos amigos Farias e Marta); 4 ovos; 1/2 xícara de óleo; 2 xícaras de açúcar; 2 xícaras de farinha de trigo; 1 pitada de sal; e 1 colher de sopa de fermento em pó químico.
Modo de fazer:
Bater os líquidos com o açúcar no liquidificador. Em outra tigela misturar a farinha, o sal e o fermento. Despejar a mistura líquida na tigela e incorporar bem. Despejar em forma untada e enfarinhada de buraco no meio. Levar ao forno pré-aquecido médio até que enfiando um palito este saia limpo.
Desenformar ainda morno, furar com um palito e umedecer com a calda abaixo:
Calda de maracujá: Levar ao fogo uma panela com 2 colheres de sopa de manteiga, 1/2 xícara de açúcar e 1/2 xícara de suco de maracujá, cozinhar até reduzir e ficar cremoso.
Por último polvilhar com acúcar de confeiteiro.
Obs: Se você olhar com cuidado verá um pedacinho de semente de maracujá na fatia acima.
Os 5 maracujás renderam 2 xícaras de suco concentrado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...