quinta-feira, 14 de julho de 2011

Caldo verde do Patareli

Receita aprendida com o nosso amigo Augusto Patareli, quando moramos em Brasília, e que cai muito bem no "friozinho" aqui de Santa Maria. O Patareli tem um ritual mais elaborado para preparar, a Rosley fez as suas adaptações por comodidade e como não anotou a receita dele passo a passo, faz do modo que vai se lembrando.
Ingredientes:
1 quilo de batata, 1 maço de couve, 200 gr de linguiça calabresa, 2 peças de paio, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 xícara de leite, sal e pimenta a gosto.
Modo de fazer:
Cozinhe as batatas descascadas numa panela com água e sal, lave e corte a couve bem fininha. Em outra panela refogue no azeite de oliva a cebola picada, o alho amassado, junte a linguiça e o paio, reserve. Bata no liquidificador a batata cozida com a água do cozimento, junte 1 xícara de leite e 2 folhas de couve, depois acrescente esta mistura do liquidificador no refogado de cebola e linguiça, leve ao fogo para engrossar o caldo e junte a couve picada. Sirva com salsinha picada, queijo ralado e torradinhas.

9 comentários:

Vicentina disse...

Maravilhoso este caldo verde, com certesa vou fazer assim da próxima vez.
Deu água na boca.
Bjs

Daniel Deywes disse...

Nesse friozinho cai muito bem ....


abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com

Viviane Alves disse...

Humm, que delícia nada como um caldinho verde nesse frio de Sampa mesmo!
bjs e ótimo final de semana
www.viviass.blogspot.com
www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

Renata Boechat disse...

Oi Rosley, respondendo a sua pergunta no EternosPrazeres: para fazer os biscoitinhos, não precisa usar processador não. é só ralar o queijo e amassar tudo com a mão mesmo...sem stress, ok?

E esse caldo verde? Que delicia!

Ana Paula disse...

Oi, Pessoal! Eu não tenho mais o e-mail de vcs...e preciso dos dados para o envio do livro! Siiimmm...vcs ganharam!!!!!! Bjkas.

Maria Tereza disse...

Humm adorei esse caldo verde!! Sempre cai bem né! Aqui não faz tanto frio mas com o ventinho e chuva já dá para fazer uma sopinha quentinha...rsrs Abraços!

Nita disse...

Tem aspecto delicioso este caldo verde!
Beijinho e bom fim de semana!

Mona Gouvea disse...

Adoro caldo,e quanto ao frio fui em Gramado que cidade linda....vim te convidar para me visitar e conhecer meus bordados,abraço.

Andréa Potsch disse...

Que delícia de caldo verde! Adoro a qualquer hora...
bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...