quarta-feira, 29 de junho de 2011

Torta merengue de limão

Resultado da mistura de duas receitas (a massa do caderno da Rosley e o recheio do Grande Livro de Receitas da Claudia), essa Torta Merengue de Limão é feita desde 2002, no mínimo, uma vez por ano no aniversário do Ruan, 25 de junho (sobremesa pedida por ele). Parece complicada, mas não é, e vale a pena fazer, pois é muito saborosa! Abaixo uma foto dele e da sua querida namorada Mari.
Para a massa:
1 pacote de 170 gr de biscoito Maizena triturado no liquidificador; 100 gr de manteiga.
Para o recheio:
6 colheres de sopa de Maizena; 3 colheres de sopa de farinha de trigo; 1 e 1/2 xícara de açúcar; 1/4 de colher de chá de sal; 2 xícaras de água; 4 gemas batidas de leve; 1/4 de xícara de suco de limão; 1 colher de sopa de casca de limão ralada; 1 colher de sopa de manteiga.
Para o merengue:
2 claras (usei as 4 que sobraram); 1/2 colher de chá de fermento químico em pó; 1/4 de xícara de açúcar.
Prepare a massa: coloque a manteiga em pedaços sobre o biscoito e vá misturando até obter uma farofa úmida, transfira para uma forma e vá espalhando até cobrir o fundo e as laterais. Leve para assar em forno baixo (180°), pré-aquecido, por 10 minutos.
Prepare o recheio: em uma panela média, misture a Maizena, a farinha, o açúcar e o sal. Aos poucos, coloque a água, mexendo até ficar um creme homogêneo. Leve ao fogo médio até engrossar e ficar transparente, retire do fogo e junto um pouco às gemas, batendo com um batedor de mão para aquecê-las. Adicione as gemas ao creme na panela e mexa bem até ficar homogêneo (a receita manda voltar ao fogo, eu não volto mais, pois o creme está bem quente). A seguir, ainda fora do fogo, acrescente os ingredientes restantes (suco de limão, casca e manteiga) e misture bem. Recheie a massa e reserve.
Prepare o merengue: na batedeira, bata as claras com o merengue até espumar. Adicione o açúcar aos poucos, batendo sempre até formar picos firmes. Com uma espátula, espalhe o merengue sobre o recheio (se sobrar cobertura, faça merengues e asse sobre papel manteiga). Asse até dourar de leve. Deixe esfriar e sirva gelada.

Obs: essa torta fica bem diferente daquelas que levam leite condensado no recheio. Particularmente, achamos que fica melhor.

11 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

que maravilha amiga adoro esta tarte...bjokinhass amiga

Danieli disse...

Que interessante. Anotei a receita, pois eu também acho o recheio das tortas com leite condensado muito fortes.
Bom resto de semana para vocês!
Beijos!

Ana disse...

Obrigada pela visita, e gentil comentário.
Muito boa receita.
Beijinhos.

Josy disse...

Oi meninos, adorei a receita, pena que a imagem não está abrindo, pensei que fosse problema no meu computador, mas não é, que pena, gostaria muito de ter visto a receita. Deve ser problema no Blogger.bjos

Josy disse...

Oi meus queridos, agora sim, uma boa receita já é bom de se ler, mas uma receita que se vê é muito melhor kkkk A última foto está simplesmente linda, me deu água na boca. Adorei a receita, agora mais ainda. Obrigada.
O casal é lindo...bjos

Andréa disse...

OLÁ AMIGOS!
COM CERTEZA ESSA TORTA FOI UM SUCESSO PELA FOTO ESTÁ DE DAR ÁGUA NA BOCA!

BJS.......

Carminha Lyra disse...

Nodsaaaaa senhora que pecado é esse?
Amei essa receita! Bem diferente das que costumo ver por ai... Arrasou! Ja vou salvar pra mim...
Bjao pra vcs!

Karina Batista disse...

Olá queridos, quanto tempo não passo por aqui, quantas gostosuras perdi. Adorei a receita desta torta de limão e o Ruan é que está certo, tem de pedir mesmo, em todos os aniversários. Beijos e bom fim de semana.

Sonia disse...

Torta de limão tem preferência garantida aqui em casa.
Apreciei muito este recheio.
Muito bom para variar o leite condensado com limão, (aqui em casa acrescento creme de leite para diminuir o doce exagerado).
Já anotei a sugestão.
Beijos

Beth disse...

Fantàstica esta tarte de limão adoro, confeço que jà faz um bom tempinho que não realiso, ficou muito bonita adorei!

Beijinhos grandes e coragem para o inverno rude!

Ana Paula disse...

Hello, minha genti!!!!

Tudo bem por aí? E este frio, heim?! Muito linda e caprichada essa torta! Amei! Um beijão!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...