domingo, 26 de junho de 2011

Bolo pamonha

Retirado da revista "Receitas Maravilhosas" da Mococa, este "bolo pamonha" teve de ser feito duas vezes. Explico, na primeira vez levamos para uma reunião na igreja. Não deu tempo de tirar foto, nem sobrou um pedaço para contar história. Assim, fizemos novamente. Nas duas vezes deu muito certo. Ficou muito bom, úmido por dentro e bastante saboroso.
Como bom pernambucano e em tempo de festas juninas, sinto falta das comidas típicas da época aqui no Sul. Pra compensar, de vez em quando, procuro fazer, junto com a Rosley, gaúcha do Alegrete, algumas dessas gostosuras: mungunzá, canjica, pamonha, etc...
Ingredientes:
5 espigas de milho verde, 1 lata ou caixinha de leite condensado, 1/2 xícara de leite, 100 gr de manteiga, 3 ovos, 1 colher de sopa de fermento em pó químico.
Modo de fazer:
Debulhe os grãos de milho da espiga fazendo cortes rente ao sabugo ou usando o apetrecho descoberto pela Karina Batista do Mariacarambola. No liquidificador coloque o leite condensado, o leite, a manteiga e os ovos. Aos poucos acrescente o milho e vá batendo bem. No final misture o fermento. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio (180°C) pré-aquecido, por cerca de 40 minutos ou até que enfiando um palito, este saia limpo. Retire do forno, espere amornar e sirva.
Obs: três coisas me atraíram nesta receita. 1) A simplicidade, feita no liquidificador. 2) A possibilidade de usar todo o milho. 3) O sabor, que lembra a pamonha.

14 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

deve ser uma delicia amiga uma maravilha...bjokinhas

Juliana disse...

Adoro tudo que tem milho, este bolo ficou com uma cara ótima. Fica muito melhor com o milho mesmo, ao invés de utilizar a farinha. Aqui em casa ir ser difícil tirar essa foto, porque adoramos bolo de milho quente, não dá tempo de desenformar! Abraço, Ju

Beth disse...

Estes bolo simples são os meus preferidos amiga ficou lindo e sem duvida pelo seu aspecto mt fofinho, parabens

Beijinhos

Sonia disse...

Deve ser mesmo delicioso. E feito no liquidificador... quer mais praticidade?
Aprovada, já copiei e vou experimentar.
Beijos e uma linda semana.

Vicentina disse...

Ficou lindo...
Eu adoro bolo de milho, tô aqui salivando.
Bjs e Boa Semana.

Josy disse...

Que maravilha de receita meninos, adorei, gosto muito de pamonha, em bolo deve ter ficado fantástico. Vou levar a receita. Adorei...Bjokas Tenham uma execelente semana

Andréa disse...

OLÁ AMIGOS!
QUE LINDA A APRESENTAÇÃO!CLARO QUE NÃO IA SOBRAR NEM UMA FATIA DESSE BOLO TÃO DELICIOSO, AMO BOLO DE MILHO, HUMMMMMM!

TENHAM UMA ÓTIMA SEMANA!
BJS........

Talita disse...

Tão comfort food, mas devo confessar que só gosto do milho na espiga, nada de curau, pamonha, canjica... Mas meu pai não pode nem ver uma coisa dessa, ele AMA bolo de milho.

Beijos

Carminha Lyra disse...

Você pernambucano??? Nossa! Nao sabia... Que legaaaaal :)
Esse bolo esta de babarrrrrrrrrr...
Amo comida de milho... Me fiz nesse Sao Joao rsrsrsrs

Rachel disse...

Olá amigos, esse bolo deve ficar ótimo, adoro tudo que vai milho, nessa época me esbaldo com as delícias juninas.

Lembrei de você quando fiz um pudim de laranja nesse domingo e usei uma espécie de compota de kinkan que vi lá na amiga Maura do trainee de cozinheira, ficou uma delícia.
Já copiei a receitinha da geléia aí de baixo.
Acho que minha salvação será procurar uma muda de kindan para comprar, apaixonei...rs!
Bjuss!!!

Fabiana disse...

nossa, amo pamonha e nessa época junina me esbaldo nas gostosuras de milho. Pelo jeito sempre encontraremos um jeito de matar a saudade daquela comidinha gostosa de nossa terra não é mesmo?
Abraços

YES we Cooking disse...

Que bolo lindo, parece delicioso!!! Adorei o seu blog, virei seguidora...
Gostaria de convidá-la a conhecer o meu blog www.yeswecooking.blogspot.com
Beijos, Cecilia

Karina Batista disse...

Queridos, uma pena que não tenha visto este bolo antes, pois tinha de preparar um prato típico para a festa junina na escola da filhota. Adorei a indicação do apetrecho, mas confesso que sou meio romântica, da época em que se ralava o milho naqueles raladores enormes da vovó, kkkk. Beijos

michelly disse...

EU FIZ O BOLO, FICOU DELICIOSO! MOLHADINHO, FICOU PARECENDO UM PUDIM!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...