terça-feira, 15 de março de 2011

Risoto de camarão do Guto Farias

Domingo passado fomos convidados a degustar um risoto na casa dos nossos amigos Marta, Marcelino, e seus filhos: Carol e Guto. A surpresa ficou por conta do autor, o Guto.
Agora morando em Porto Alegre, tem se arriscado a fazer sua própria comida e, pelo jeito, com muito sucesso. Pegamos a receita pela memória olfativa, gustativa e auditiva, se tiver algum erro depois corrigiremos.
Ingredientes:
400 gr de camarão médio pré-cozido; 2 xícaras de arroz arborio (usou cateto, na falta); 1 litro de caldo de legumes; 1 xícara de vinho branco; 1 cebola picadinha; 1 dente de alho picadinho; pimenta calabresa a gosto; manjericão fresco a gosto; 1oo gr de creme de leite; 50 gr de queijo parmesão ralado; azeite; manteiga; e sal a gosto.
Modo de fazer:
Fritar rapidamente o camarão em uma colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de azeite de oliva, juntar uma colher de sopa de limão e sal a gosto. Reservar, (esta fritura é opcional, mas fica mais gostoso). Numa panela colocar novamente azeite e manteiga, aquecer e fritar a cebola e o alho até dourar. Juntar o arroz e a pimenta e refogar, acrescentar o vinho e deixar evaporar o álcool. Aos poucos acrescentar o caldo de legumes aquecido, mexendo sempre até o arroz cozinhar e ficar "al dente". Um pouco antes do arroz ficar pronto, juntar os camarões, o manjericão, o creme de leite, o queijo ralado e uma colher de sopa de manteiga. Servir quente.

Obs:
1) Esta receita serve umas 4 pessoas, o risoto feito na "panelinha" acima serviu mais de 10.
2) Continuamos às voltas com a reforma do novo apartamento e com pouco tempo para visitar os/as amigos/as blogueiros/as e fazer postagens. Ficamos devendo a sobremesa deste excelente almoço, que foi uma Charlote de Chocolate com Geléia de Mirtilos feita pela Rosley.

14 comentários:

Figos & Funghis disse...

Hummm, mas que delícia gente! Eu amo risotto de camarão!
Saudades de vocês lá pelo blog viu :)
Beijos!
Fabi

Fabiana disse...

Jotta e Rosley,
Esse risoto ficou uma maravilha....
e se não fosse pela alergia a camarão,
cairia de boca na tela do pc...kkkkkkk
beijos

Karina Batista disse...

Jotta/Rosley. Arrisque, sim, no pesto. Aposto que vão ter uma deliciosa surpresa. O meu cobriu uma massa no jantar de hoje. Ficou gostoso, mas isso é história para outro post, rs. E que panelaço esse do Guto, hein, ele bem que poderia ser colaborador do mariacarambola.

Bjos

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

E o Guto safa-se muito bem,que delicia amiga,bjokinhas grandes

Josy disse...

Bom dia Jotta e Rosley

Adoro risotos, e de camarão então, dispensa qualquer comentário, pela aparência deve ter ficado delicioso, e nos dias de hoje a rapaziada se vira bem na cozinha. O final da preparação desse prato fechou com chave de ouro,manjericão e um toque de creme de leite. Nossa!! Minha memória gustativa ficou com água na boca rsrsrs.Amei...bjocas.

Andréa disse...

Risoto é tudo de bom, esse está com um ótimo aspecto, hummmmmmm!!

Beijos........

Daniana Bittencourt disse...

Oi casal! Tudo bom?
Sobre os pães para o pudim, eu uso francês porque é o que tem aqui sempre, ainda não experimentei com outros pães. Mas creio que o efeito seja bem próximo a este. Se fizer, me diz como ficou.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Islene Teles disse...

Olá, meus queridos! Deve estar muitoooo bommmm.
Parabéns ao Guto e ótimo final de semana p/ vcs

Carminha Lyra disse...

aiii que delicia
adoro risoto
e com camarão então ... puts!
combinação simplesmente perfeita
rsrsrs
Bjinhos, queridos

Ana Paula disse...

Parabéns ao Guto pelo ótimo risoto! E vem cá...como é isso de mudança ( que eu vi no blog da Vinni)? Vcs vão embora de Santa Maria? Abraços, Ana.

Comunicação disse...

A felicidade deve fazer parte da vida. Com o programa Saúde Não Tem Preço, dias melhores chegarão para todos os brasileiros com a gratuidade dos medicamentos para diabetes e hipertensão. Assista ao vídeo da campanha: http://bit.ly/gdQQa7

Siga-nos no Twitter e fique por dentro: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde

Talita disse...

Parece que o Guto acertou em cheio, mesmo! Que risoto delicioso.

VOVÓ CRISTINA disse...

Que delícia, eu sempre amei camarão, mas acredita que depois que fiz meus 40, comecei a ter alergia a camarão, aff....senti até o cheirinho...

Até a próxima queridos!

Cantinho da Jana!!! disse...

Ola queridos...uma maravilha de prato que sempre me agrada pois aaaaamo camarões...rsrs


bjim p vcs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...