quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Favas de baunilha

Chegaram as favas de baunilha que havíamos encomendado aqui. Atendimento rápido e perfeito. Até andei pesquisando sobre receitas para fazer com elas. Entretanto, ficamos com algumas dúvidas, alguém, que já as utiliza poderia nos ajudar?
1. Qual a melhor forma de conservá-las? Pode congelar? Tem prazo de validade?
2. O extrato deve ser feito com vodca ou álcool de cereais, ou tanto faz?
3. Depois de abertas, pode-se utilizar apenas parte das sementes?
4. Para substituir a essência industrializada usa-se uma fava no lugar de uma colher de chá?
Enfim, vamos passar a usá-las nas receitas que encontramos e temos certeza que o resultado será ótimo, mas... Sabem como é usar um produto pela primeira vez e que não vem com Manual?
Desde já agradecemos todas as dicas.

14 comentários:

Ana Paula disse...

Oi, Gente! Muito calor por aí? Aqui tá simplesmente de derreter!!!
Olha, há uns tempos atrás, andei pesquisando sobre o extrato de baunilha e descobri que tem blogs que usam vodka( o chocolatria; o Cinara's;...) e outros usam álcool de cereais ( baunilha e chocolate...), e tem quem manda tudo para o alto e usa de tudo como vodka, rum, brandy e até cachaça (como é o caso do "Crianças na Cozinha", da Pat Feldmann - veja o endereço: http://pat.feldman.com.br/?p=199)! Então, cheguei a conclusão que vai do gosto do freguês!!! A fava, por já ser desidratada, deve ser conservada em um lugar fresco e seco para não mofar. Tu podes aproveitar a casca, quando usar as sementes e colocá-la dentro de um pote com açúcar, que no final de 15 dias terás um açúcar baunilhado - sempre remexendo a lata de vez em quando para misturar o sabor. Quanto a ver se pode usar somente a metade das sementes...nunca experimentei...sempre usei tudo...mas creio que se guardar na geladeira...não terá problemas! Ajudei? Qualquer coisa, é só falar! Bjkas aos dois! Ana Paula.

Carminha Lyra disse...

Fava de Baunilha?
Hã?
Pra mim essa é novidadeeee!!
Adorei.
Assim q fizerem algo postem aqui pra eu ficar sabendooo...

Renata disse...

Meus amigos...vamos ver se eu sei alguma coisa de baunilha para auxiliar voces...

nunca congelei, mas acredito que nao fará mal, afinal hoje em dia congelamos tudo...mas sugiro perguntar ao fornecedor...mais seguro!

Quanto ao extrato já vi muita gente fazendo com destilados, vodka sendo um deles, com alcool nao saberia dizer

E acho que elas tem prazo pra vencer sim, pois quando vão ficando mais abtigas perdem muito de aroma e ficam meio ressecadas

E por fim, se usamos uma fava pra uma colher de chá, acho que seria muito, mas não sei se voces sabem, o que a gente utiliza são os "carocinhos", ou seja, o pozinho que está dentro da fava não é? Corta-se ao meio pelo comprimento e raspamos o conteudo interno com as costas de uma faca. A casca que sobra pode também ser aproveitada para aromatizar sobretudo açúcar, é só deixá-la dentro do pote.

Outra coisa boa tbm é aromatizar o azeite com fava de baunilha, fica muito especial.

Bom, espero ter ajudado de alguma forma
Boa Noite
Um abraço!

Lorena Bezerra* disse...

Olá,
olha vou dizer o que fiz com as minhas favas ok!?!
Mantenha elas em local fresco, seco e sem sol. Elas duram anos!!
Fiz o meu extrato com vodca. http://cozinhandonapressao.blogspot.com/2010/07/extrato-de-baunilha-caseiro.html
Espero ter ajudado!!!
Tenham uma ótima sexta-feira!!

Beth disse...

Mt bem amigos, agora queremos ver lindas guloseimas realizadas com essa maravilhosa baunilha!!!!

Beijinhos para voces os dois

Figos & Funghis disse...

Oi Jotta, eu vou tentar te ajudar, espero que sejam úteis minhas dicas:
1)A melhor forma de conservá-las é fazendo o extrato de baunilha ou o açúcar baunilhado. Para o açúcar baunilhado basta você colocar as favas que as sementes já foram utilizadas dentro de um pote com açúcar cristal, tampar e ir utilizando sempre que precisar. Adoro fazer desse jeito. Dá pra congelar também, mas embale as favas perfeitamente antes de levá-las ao congelador.
2)Minha mãe faz com vodka, e fica muito bom, mas eu acho que o álcool de cereais também fica bom sim. O preparo de ambos é bem fácil, tranquilo de fazer.
3)Sim, depois de abrir as favas você pode utilizar apenas parte das sementinhas, o restante você guarda e usa na próxima receita.
4)A medida exata para substituir a essência por favas naturais não há, mas eu vou te falar por mim: eu uso uma pontinha de colher de café da baunilha natural porque ela é bem mais forte e mais acentuada do que a essência, o que faz com que você utilize em menor quantidade.
Ah, outra coisa: depois de usar uma fava inteira para fazer algum doce que você queira, ela pode ser reutilizada para o açúcar baunilhado (o açúcar baunilhado eu faço com favas já utilizadas). Para isso basta lavar bem a baunilha com água corrente, esperar secar e depois misturá-la ao pote de açúcar.

Bom, por agora é isso. Se tiver mais alguma dúvida estou aqui!

Beijos,
Fabi

Andréa disse...

Acho que não pode congelar e nem pode ir a geladeira.
Pode deixá-las na embalgem até serem consumidas, ou guardem em um vidro limpo e seco, longe da luz e do calor.Abrir o vidro duas vezes por semana para entrar um pouquinho de ar e tampe novamente , dura por muito tempo.

Espero ter ajudado.
bjs.........

Dani disse...

Eu fiz meu extrato com vodka, dizem que é a bebida que menos gosto deixa na baunilha, ficando então o extrato melhor.

Guardo as favas sem uso fechadas em um pote plástico no armário, e as favas utilizadas ficam dentro do pote com açúcar.

Talita disse...

Que legal! Tive meu primeiro contato com fava de baunilha no final do ano passado, presentinho da Lau (baunilhaechocolate.com). É bem diferente da essência que compramos normalmente, né? Cada dia gosto mais. Confesso que no começo estranhei um pouco. =)

Não sei a resposta dessas perguntas, e creio que a Fabiana do Figo respondeu muito bem, né? Mas tenho uma receitinha pra indicar, que é um creminho de chocolate muuuuito bom:

http://chocorango.blogspot.com/2010/12/danette-caseiro.html

E já fiz uma outra receita com fava, inclusive com vídeo, se quiserem se inspirar depois... Eu aviso quando publicar.

BEijos

Daniel Deywes disse...

EU ganhei duas favas ano passado e fiz a minha essencia com vodka ... uma coisa posso dizer...

É DIVINO ...

Daniel Deywes disse...

EU faria de duas forma: essencia com vodka ou açucar baunilhado ...

Amehlia Digital ® disse...

Oi cumadi,
Eu sempre guardo as minhas na geladeira e nunca tive problemas.
Faço o extrato somente com vodka, aprendi com a Cinara...
Um bejim e agora a casa está bem mais perfumada, né?!

Rachel disse...

Amigos, não posso ajudar pois eu também estava com essa dificuldade em encontrar as favas, digo estava pois agora com sua indicação vou fazer minha encomenda...rs!
Creio que as amigas Renata, Fabiana e Vinni, estão certas e bem informadas!
Agradecida pela dica!
Bjuss!!!

Karina Batista disse...

Oiê, também comprei as favas do Alexandre e deram o que falar aqui em casa, rs. Conservo dentro do armário, em um vidro fechado. Mas também aprendi, com uma colega de trabalho, a lacrar um saco plástico — você coloca as favas dentro do saco, dobra a boca do plástico e queima a pontinha com um isqueiro. Fiz meu extrato com vodca e já está no ponto de usar.. sempre que uso as favas em alguma receita, lavo, deixo secar e coloco dentro da garrafinha.

Beijos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...