sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Aniversário! Feliz Ano Novo!

Como assim? Feliz aniversário? Sim, é isso mesmo! A Rosley completa hoje mais um ano de vida! É ela mesmo! A dona do buffet, a dona do meu coração... Que o Senhor continue a lhe dar saúde, paz e sabedoria para seguir influindo decisivamente nos caminhos de nossa família.
Sou totalmente grato a Deus por ela ter passado 32 dos seus aniversários junto comigo. É meus amigos e amigas, desde 31 de dezembro de 1979, quando lhe dei um anel de noivado de aniversário, temos comemorado juntos a virada do ano e seu aniversário.
Agradeço a Deus pelo ano de 2010 em que fomos muito abençoados. Uma das muitas bençãos recebidas foi a criação deste blog e a oportunidade de fazer mais de 50 amigos e amigas virtuais.
Agradeço a Deus pelo ano de 2011 que está chegando em que teremos muitos momentos de alegrias e alguns de tribulações, os quais serão enfrentados com a certeza de que o Senhor Deus da vida estará conosco sempre!
Que o Senhor continue abençoando a todos e todas visitantes do nosso blog. Feliz 2011!
Obs: a foto é da ceia de Natal; a pequena ali atrás é a Odara nossa querida sobrinha; o grandão passando é nosso filho mais velho, o Ruan.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

É Natal! Jesus nasceu!

Desejamos a todos os leitores deste blog um Feliz Natal! Acima, o présepio montado na Igreja Metodista Central de Santa Maria na simplicidade da manjedoura de Jesus. Abaixo, a letra do hino "Vinde Cantai" e uma interpretação encontrada no Youtube. Foi escolhido, principalmente pela vibração do Coral ao cantá-lo (a qualidade de som e imagem não é das melhores).

Jesus Nasceu
Vinde cantai! Jesus nasceu!
À terra a Luz desceu!
A graça infinda ao mundo vem,
Na gruta de Belém! Na gruta de Belém!
Jesus o amado, o Sumo bem.

Sim, proclamai em derredor
Que foi por grande amor
Que à terra veio o Sumo Bem,
Na gruta de Belém! Na gruta de Belém!
Jesus humilde ao mundo vem!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Mousse de morango da Carol Farias

A Marta Farias em nosso encontro, no mínimo mensal, passou essa receita que a filha dela, a Carol, faz. Sobremesa simples e muito saborosa. Mousse de morango sem necessidade de gelatina.
Ingredientes:
1 embalagem de Leite Moça; 2 de creme de leite; 1 copo de iogurte natural; 1 envelope de Clight sabor morangos silvestres; morangos picados.
Modo de fazer:
Bater na batedeira, primeiro o leite condensado e o creme de leite, acrescentar o iogurte e o Clight até ficar cremoso, juntar pedaços de morango (opcional) e levar para gelar.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Escondidinho de bacalhau

Creio que o termo "escondidinho" tenha vindo da companhia deles com os "arrumadinhos" nordestinos. O que interessa mesmo é que ficam muito boas essas combinações de batatas, mandiocas, mandioquinhas, etc, com diversos tipos de carnes. São pratos versáteis e relativamente fáceis de fazer. O nosso leva bacalhau e mandioca.

Purê de mandioca
Ingredientes:
500 gramas de mandioca (aipim ou macaxeira) cozida, 1 colher de sopa de manteiga, 1 ovo e leite.
Modo de fazer:
Amasse a mandioca e passe pelo espremedor, misture os demais ingredientes e leve ao fogo mexendo sempre, o leite vai acrescentando conforme a massa, tem que ficar de maneira que possa espalhar.
Refogado de bacalhau
Ingredientes:
500 gramas de bacalhau dessalgado e desfiado, 1 cebola média picada, 1 dente de alho amassado, 10 azeitonas picadas, coentro picado, pimenta do reino a gosto e azeite de oliva.
Modo de fazer:
Em uma panela frite o alho e a cebola no azeite de oliva, junte os demais ingredientes.

Montagem:
Em um pirex espalhe o refogado de bacalhau e por cima o purê de mandioca, salpique queijo ralado, eu usei gorgonzola ralado, a seguir leve ao forno para gratinar.
Obs: 1) Na foto depois que saiu do forno falta um pedaço do escondidinho, esquecemos de tirar a foto dele ainda inteiro (não deu pra esperar!). 2) Na foto inicial, demos uma segunda gratinada no forninho. (ficou ainda melhor!)

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Pratos com decoupage

Como eu havia prometido, eis os pratos com decoupage que a Rosley fez para o bazar da Igreja. As fotos não ficaram muito boas, mas dá pra ter uma ideia deles. Abraços!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Pão de cebola e Bolo bíblico


A igreja organizou um bazar natalino ontem.
Eu, o Jotta, levei "pão de cebola" aí de cima, a pedidos. É um pão com um sabor, cheiro e textura marcantes. O pessoal vive me pedindo pra fazer.
Levei também o "bolo bíblico" em versão bolinho. Esse é um bolo baseado em versículos bíblicos e que foi publicado em uma revista de 1948. Dei uma incrementada neles colocando mel e açúcar mascavo dessa vez. Vendeu tudo! Esqueci de tirar fotos do bazar que tinha coisas muito boas e bonitas.
A Rosley levou uns pratos em que ela fez uma "decoupage". Em outra postagem pretendo mostrar os pratos que ela prepara.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Bolo de amoras pretas da Verena

Ao ver essa receita no Blog da Verena, o Mangia che te fa bene, tive aquela sensação: tenho que fazer! No supermercado encontrei amoras e morangos e, aproveitando a dica da Verena, misturei as duas frutas. Ficou muito bom! Particularmente, prefiro os morangos, pois ficam um pouco mais doces. Passamos na Sorveteria São João e compramos um sorvete de Mirtilo pra acompanhar, o que já era muito bom, ficou melhor!

Recheio:

4 1/2 xícaras de amora preta lavada e seca (misturei amoras e morangos); 1/3 xícara de açúcar branco; 1/4 xícara de trigo.

Massa:

2 xícaras de farinha peneirada; 1/3 xícara de açúcar branco; 1 colher (chá) de fermento em pó; 1/3 xícara de manteiga amolecida (sem sal); 3 ovos grandes

Streusel (farofinha):

1/3 xícara de açúcar branco; 1/2 colher (chá) canela; 2/3 xícara de farinha peneirada; 1/3 a 1/2 xícara de manteiga gelada (sem sal).

Recheio: combine o açúcar e o trigo e em uma tigela funda com cuidado coloque as frutas, envolvendo-as com essa mistura. Reserve.

Massa: peneire o trigo, açúcar e o fermento. Junte a manteiga e os ovos. Vá trabalhando os ingredientes para fazer a mistura homogênea (pode usar as mãos). Cubra o fundo e laterais de uma forma de fundo falso de 25cm de diâmetro. Dê umas furadinhas na massa com um garfo (não furei, esqueci!).

Streusel: peneire o açúcar, trigo e canela numa tigela. Coloque a manteiga em pequenas pelotinhas (tamanho de ervilhas) e vá misturando com as mãos até formar a farofinha, tipo migalhas.

Sobre a massa já na torteira coloque as frutas reservadas e cubra com o streusel. Asse em forno pré-aquecido médio, por 30 a 35 minutos ou até dourar as laterais. Retire do forno, aguarde amornar e desenforme.

Fica divino morno, frio e também com uma bola de sorvete! Ou com o nosso cafezinho!

Deixei na geladeira pois aqui está muito quente!

Obs: Embora o nome seja bolo de amoras, ele parece mais uma torta! Pode ser feito com outras frutas in natura.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Pão australiano (Fleischmann)

Já fazia algum tempo que nós tínhamos comprado essa mistura para Pão Australiano da Fleischmann, estava quase vencendo... Compramos por pura curiosidade. É um pão diferente de todos que já fiz e comi. O sabor... bem, lembra mel, açúcar mascavo... a textura é mais compacta, porém macia. Enfim, valeu a pena experimentar, foi aprovadíssimo! Pensei (o Jotta) que não iria dar certo, ao acrescentar a água e o fermento de acordo com as instruções da embalagem, ficou uma massa pesada e firme, pouco maleável. Acreditei nas orientações e segui ao pé da letra. Deu tudo certo... Portanto, fica a dica: podem experimentar se gostarem de um pão diferente, mas saboroso.
Ingredientes:
1 embalagem de Pão Australiano da Fleischmann; 180 ml de água (usei morna); 1 sachê de fermento biológico em pó.
Modo de fazer:
Sigam as instruções da embalagem e... bom proveito!
Obs: não faço propaganda da Fleischmann, compro seus produtos e testo, se dão certo eu posto aqui, se derem errado, também...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...