terça-feira, 30 de novembro de 2010

Bombom aberto 2 da "Amehlia Digital"

Desde que vimos essa receita lá no blog da "Amehlia Digital" sabíamos que teríamos de fazer. Não deu outra, com os devidos créditos para a Vinni, vai a nossa versão do "Bombom aberto 2".
Creme amarelo:
Ingredientes: 1 lata de Leite Moça; a mesma medida de leite; 4 gemas passadas na peneira; 2 colheres de amido de milho; 1 colher de chá de essência de baunilha.
Modo de fazer: Leve ao fogo todos os ingredientes mexendo até virar um creme, tire do fogo e continue mexendo até esfriar para não criar película ou cubra com papel filme. Reserve.
Recheio:
Ingredientes: Nós usamos morangos e uvas frescas partidas ao meio. Cada um pode usar da sua criatividade usando bombons, crocante, coco ralado, etc.
Cobertura:
Ingredientes: 100 gramas de chocolate meio amargo; 100 gramas de chocolate ao leite; 1 embalagem de creme de leite; canela em pó; cravo em pó; noz-moscada ralada.
Modo de fazer: Picar os chocolates e misturar os demais ingredientes levando ao fogo até derreter o chocolate. Reserve.
Obs.: eu sei que o chocolate deve ser derretido em banho maria, mas como sou muito apressadinha misturo na panela mesmo e sempre dá certo.
Montagem: Creme amarelo, frutas e chocolate. Leve para a geladeira e corra para o abraço!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Torta de cebolas

Mais uma receita retirada do livro de Dalva Audibert Carvalho que está conosco desde 1991 (Bento Gonçalves-RS). Hoje essa torta seria chamada de quiche. Faça a massa primeiro. Não se assuste com a quantidade de cebolas, aproveitamos a promoção e compramos por R$ 0,89 o kg.
Massa:
Ingredientes:
1 1/2 xícaras de farinha de trigo; 1 pitada de sal; 1 colher de sopa de manteiga; 3 gemas; 4 colheres de sopa de leite.
Modo de fazer:
Amasse com as pontas dos dedos, deixe descansar por 10 minutos, forre uma forma de abrir e coloque o recheio abaixo. Assar em forno moderado por 25 minutos.

Recheio:
Ingredientes:
1 kg de cebolas cortadas em rodelas finas; 2 colheres de sopa de manteiga; 1 tablete de caldo galinha; 1 pitada de noz-moscada ralada; 4 ovos batidos; 1/2 colherzinha de sal; 1 lata de creme de leite; 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado; 1/2 xícara de bacon cortado em cubinhos e fritos.
Modo de fazer:
Doure as cebolas com a manteiga, junte o caldo de galinha, o sal, a noz-moscada, deixe esfriar e misture os ovos batidos com o creme de leite (juntei folhas picadas de manjericão e orégano fresco). A seguir vai o bacon e polvilhe com o queijo ralado.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Panela velha?

Existe uma música e um ditado que dizem: "Panela velha é que faz comida boa!". Se a panela for boa tudo bem, mas uma panela nova também tem seu valor. Acabamos de receber nossas novas panelas da Tramontina pela promoção "Não tem preço" ou "paga 1 leva 2" da Mastercard. Na realidade, pelo preço de uma Panela de pressão, ganhamos junto essa "wok" e alguns utensílios para cozinha. O melhor é que não pagamos o frete!
Como tínhamos um camarão no freezer, a Rosley estreou a "wok" com um "strogonoff" já postado aqui.

sábado, 20 de novembro de 2010

O pudim que não deu certo!

A foto ficou ótima, mas algumas coisas não funcionaram nesse pudim de tapioca. A calda endureceu e ficou parecendo plástico! A tapioca, embora tenha ficado de molho, também ficou dura! A única coisa boa foi o aspecto! Não aprovamos, mas fica a lembrança, bela por sinal!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Bolo de chocolate com maçã

Mais uma receita do "Claudia Cozinha - pães e bolos" de 2002. Quem faz esse bolo é o Jotta (eu, rsrs). É um dos poucos de chocolate que a Rosley come. A cobertura, dessa vez, foi ela quem fez. É bem diferente da original e mais gostosa! Fica um bolo bem grande!
Ingredientes:
Do Bolo: 3 xícaras de farinha de trigo; 3 xícaras de maçã sem casca em cubinhos (usei 2 maçãs médias com casca em cubinhos); 2 xícaras de açúcar; 1 xícara e 1/2 de óleo; 3 colheres de sopa de chocolate em pó (usei Garoto); 1 colher de chá de bicarbonato de sódio; 1 colher de chá de essência de baunilha; 3 ovos (usei 4); acrescentei 1/2 xícara de leite pois a massa estava muito pesada; acrescentei também 1 colher de sopa de fermento em pó químico.
Da cobertura: 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro; 1/2 xícara de chocolate em pó Garoto; 1 colher de sopa de manteiga; 2 colheres de sopa de leite; 1 pitada de noz-moscada; 1 colher de café de canela em pó; 1 colher de café de cravo em pó.
Modo de fazer:
O Bolo: Aqueça o forno em temperatura média (210°), unte a forma (25 cm de diâmetro com buraco no meio) com manteiga e enfarinhe. Na batedeira bata bem os ovos. Junte o açúcar e o óleo e bata até misturar bem. Adicione o chocolate, o bicarbonato e a baunilha, batendo sempre. Aos poucos acrescente a farinha alternando com o leite, por último junte o fermento. Desligue a batedeira e misture a maçã. Coloque a massa na forma e asse até que enfiando um palito este saia limpo (aproximadamente 50 minutos). Desenforme quando morno e deixe esfriar.
A cobertura: Levar ao fogo até derreter a manteiga e ficar uma mistura bem pastosa, junte 50 gramas de chocolate em barra ralado, mexa até derreter o chocolate e espalhe sobre o bolo. Essa cobertura fica durinha depois de seca.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Massa de Pizza com fermento químico

Existem dois motivos para postar essa pizza:
1) É a primeira vez que vi fazer uma massa com fermento químico e o resultado foi muito bom!
2) Não fizemos a massa, nem a pizza. A Mari, namorada do meu filho mais velho, o Ruan, está fazendo Nutrição na Unifra e, de vez em quando traz uma receita pra testar. Essa deu muito certo, os dois se juntaram e saiu essa pizza. Ah, a foto com o guaraná aí de baixo foi o Ruan que fez. Não é que o meu guri leva jeito prá coisa?
Ingredientes:
2 ovos; 100 gr de margarina; 4 xícaras de farinha de trigo; 1 colher de chá de sal; 1/2 copo de leite; 2 colheres de sopa de fermento químico.
Modo de fazer:
Misturar os ovos, o sal, a margarina e o leite. Juntar o trigo com o fermento. Amassar até soltar das mãos. Abrir a massa e assar por 10 minutos em forma untada. Depois de recheada a gosto, levar para assar em forno médio (180°) até derreter o queijo.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Frango ao molho de gorgonzola

Caros amigos e amigas, hoje completam dez dias em que, depois da última postagem, não conseguimos parar para atualizar o blog. A justificativa: a Rosley foi encarregada de preparar um jantar na Igreja Metodista Central de Santa Maria para 120 pessoas na sexta passada (05 de novembro); houve um feriado na terça; e meu roteador wireless pifou durante o fim de semana. Só ontem conseguimos resolver o problema. Assim, passo a receita do prato principal do jantar.
Ingredientes:
1 kg de filé de frango temperado a gosto (usamos o filezinho sassami); 500 gr de batatas cozidas al dente e fatiadas; 500 ml de creme de leite (usamos normal); 500 ml leite; 1 pacote de sopa creme de queijo; 300 gr de requeijão culinário (opcional); 1 colher de sopa de farinha de trigo; 1 pedaço de queijo gorgonzola amassado (aproximadamente 200 gr); sal, pimenta e noz-moscada a gosto; queijo parmesão ralado.
Modo de fazer:
Tempere os filezinhos com mostarda, pimenta e sal, (reserve), bata no liquidificador o leite, creme de leite, sopa creme de queijo, farinha de trigo e noz-moscada, leve ao fogo até virar um creme. Espalhe na forma (pirex, assadeira) um pouco do creme e logo a seguir arrume as fatias de batatas cozidas al dente, os filezinhos e o creme, amasse o gorgonzola e misture o parmesão, espalhe em cima do creme espalhe bolinhas de requeijão e leve ao forno para gratinar e cozinhar o frango.

Abaixo algumas cenas do jantar, que teve arroz branco, sinfonia de folhas e salada árabe (de trigo) para acompanhar:

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Bacalhau com batata e leite de coco

Infelizmente o bacalhau de boa qualidade ainda é muito caro. Nós que gostamos, ficamos de olho nas promoções dos supermercados em qualquer época e, principalmente, fora das épocas em que ele é mais procurado. A vantagem é que dá pra dessalgar, desfiar, congelar e deixar ele prontinho para ser utilizado no freezer. Com a visita do Beto e da Rossane, a Rosley fez esse bacalhau rapidinho e ficou muito gostoso.
Ingredientes:
1/2 kg de bacalhau dessalgado e desfiado; 5 batatas médias descascadas e cortadas em cubos; 1 cebola picada; coentro; azeitonas; 1/2 xícara de leite de coco.
Modo de fazer:
Fritar a cebola em uma colher de sopa de azeite de oliva. Quando estiver macia, acrescentar a batata. Deixar cozinhando até amaciar as batatas. Juntar o bacalhau, deixar aquecer, nesse instante é hora de juntar o leite de coco e deixar apurar. No final, colocar as azeitonas e o coentro. Essa preparação não leva mais do que meia hora. Ao servir no prato, regar com um bom azeite de oliva.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...