sábado, 30 de outubro de 2010

Bolinho (Muffin) Mix da Amehlia Digital

Não é porque está na moda que se fazem estes bolinhos, hoje chamados de cupcakes ou muffins, e cada vez mais sofisticados, até porque, nos meus livros de receita de 2002 eles já existiam, mas sim, porque são práticos, rápidos e saborosos. Estes aí eu peguei a receita da Amehlia Digital, até tentei fazer o passo a passo dela, entretanto, a máquina fotográfica havia saído para passear com a cumadi Rosley... Os meus não ficaram tão dourados, como os da cumadi Vinni, deu medo que queimassem... São muito gostosos e perfeitos para acompanhar um chá ou café.
Ingredientes:
Do bolinho: 1/2 xícara (chá) de leite; 1/2 xícara (chá) de óleo; 1/2 xícara (chá) de amido de milho; 1 1/2 xícara (chá) trigo; 1 1/2 xícara (chá) açúcar; 3 ovos; 1 colher (sobremesa) fermento.
Do mix: Maçã picada com casca; passas; chocolate meio amargo picado; reguei com um pouco de mel e pinguei gotas de limão para não escurecer a maçã...
Modo de fazer:
Bater todos os ingredientes do bolinho no liquidificador... despejar em uma vasilha e misturar canela para dar um cheirinho. Por último acrescentar o fermento. Acrescentar aveia no mix e juntar aos ingredientes do bolinho, misturar bem. Distribuir nas forminhas e levar ao forno pré-aquecido médio (210° C) até dourar ou quando enfiando um palito, este saia limpo.
Qualquer dúvida vai lá na cozinha da cumadi Amehlia Digital que o passo a passo dela está perfeito.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Lanche da tarde

Com um pouco de criatividade e juntando alguns ingredientes surgiu essa montagem da Rosley.
1/2 mamão papaya; 1/2 banana prata em rodelas (por cima do mamão); mel; iogurte natural; quinua em flocos; castanha; ameixa seca; damasco e uma bola de sorvete de creme para arrematar. Precisa mais alguma coisa?

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Carne de sol com abóbora

Abóbora para os gaúchos, gerimum para os pernambucanos, não importa, o que vale é que essa combinação de carne de sol com abóbora fica muito legal. Prato simples para o almoço nosso de cada dia. A carne pode ser substituída por outros tipos: charque, carne normal (não seca ou desidratada), etc.
Ingredientes:
500 gramas de carne de sol; 1 cebola; 1 dente de alho; pimenta do reino; 3 tomates picados; aproximadamente 1 kg de abóbora bem amarela; salsa picada.
Modo de fazer:
Em uma panela (eu uso de ferro) frite bem a carne de sol até dourar. Junte a cebola e o alho e também deixe dourar. Acrescente a pimenta, os tomates, a abóbora e deixe cozinhar até a abóbora ficar macia, quando pronta, salpique a salsa.
Obs: Como uso carne de sol não ponho sal. Em outra oportunidade passarei a minha receita de carne de sol caseira.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Rabada à Rosley

Uma das especialidades da Rosley, fica macia e muito saborosa! Pode ser servida com macaxeira, ou polenta, ou agrião, ou arroz branco, ou farofa ou tudo junto...
Ingredientes:
1 quilo de rabada bovina, sal, pimenta do reino, 1 colher de sopa de mostarda, temperos secos, 8 tomates, 1 cebola média, 1 dente de alho, óleo, 1 xícara de vinho tinto, 1 colher de sopa de extrato de tomate.
Modo de fazer:
Limpe bem a carne tirando o excesso de gordura, enquanto limpa a carne ponha uma panela de água para ferver, mergulhe os pedaços de rabo e deixe ferver por 10 minutos. Escorra a água e tempere a carne. Aqueça a panela de pressão, coloque óleo e doure bem os pedaços. Na mesma panela, frite a cebola e o alho, junte os tomates picados, o vinho e o extrato de tomate, acrescente água até cobrir a carne. Feche a panela e cozinhe na pressão por 1 hora.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Linguiça e batata na cerveja

Mexendo em nossos arquivos encontramos uma revista "Desfile Especial Culinária" deve ser de 1980/1981, época em que estávamos noivos. Essa receita eu (Jotta) fazia no início do casamento... Lá se vão quase 30 anos! É muito simples, fácil e saborosa. A foto não ficou muito legal, mas...
Ingredientes:
500 gr de linguiça (usei uma tipo aperitivo, de carne de porco, com ervas, mas pode ser de outro tipo); 1 kg de batatas; 150 gr de manteiga (usei 75 gr de margarina culinária); 1 dente de alho; salsa; 1 copo de cerveja branca; pimenta-do-reino a gosto.
Modo de fazer:
Lave as batatas, cozinhe-as por 20 minutos com a casca, deixe esfriar um pouco, descasque-as e corte-as em rodelas. Fure as linguiças com um garfo e frite na manteiga (panela quente, manteiga totalmente derretida sem espumar). Acrescente o alho picadinho, as batatas, a pimenta-do-reino e vá misturando tudo. Acrescente também a cerveja e deixe reduzir um pouco (uns 10 minutos). Prove o tempero, regule o sal (não precisou), e, por último, coloque bastante salsa picadinha.

sábado, 16 de outubro de 2010

Bolo de milho (Fleischmann)

Mais um teste bem sucedido! Bolo gostoso, macio e fácil de fazer. Além disso aproveitamos para testar a cafeteira tipo francesa da Brinox, e não é que deu supercerto? Bolo de milho com café fresquinho... ficou uma delícia!
Ingredientes:
1 embalagem de Bolo de Milho Fleischmann; 1 xícara de leite integral; 3 ovos.
Modo de fazer:
Siga as instruções da embalagem. Eu prefiro ele mais sequinho, assim acrescentei cerca de 1/2 xícara de farinha de trigo por minha conta.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sequilhos da Rossane


Fomos ao Alegrete durante o feriadão e aproveitamos pra descansar bastante. A Rossane fez esses sequilhos pra gente provar e ficaram deliciosos. É claro que a ajuda do Beto foi fundamental para que eles dessem certo!
Ingredientes:
1/2 kg de Maizena; 1 colher de chá de fermento em pó Royal; 3 gemas; 1 lata de leite condensado; 100 gr de margarina.
Modo de fazer:
Misturar tudo em uma vasilha e sovar até formar uma massa lisa. Untar e enfarinhar formas. Fazer bolinhas e amassar com as mãos untadas em um pouco de margarina para não grudar. Se quiser coloque pedacinhos de goiabada para enfeitar, enfim, use a criatividade! Levar para assar em forno baixo (180°) até dourar em baixo.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cuca com goiabada e banana

Mais uma receita da edição especial Claudia Cozinha-pães e bolos que está conosco desde 2002. Chega a ser quase uma sobremesa. Vou testar comer uma fatia quente com sorvete de creme!
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo; 1 xícara de açúcar; 1/2 xícara de leite; 1/2 xícara de manteiga; 1 colher de sopa de fermento químico; 1 colher de chá de essência de baunilha; 200 gr de goiabada cortada em fatias; 4 bananas nanicas cortadas em fatias; 4 ovos, gema e clara separadas ; 1 pitada de sal; açúcar e canela misturados a gosto para polvilhar.
Modo de fazer:
Unte a assadeira (aprox. 30x40 cm) com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Bata bem o açúcar, as gemas e a manteiga até obter um creme. Aos poucos, adicione o leite, alternando com a farinha, o fermento, a baunilha e o sal (fica uma massa um pouco pesada, se for o caso acrescente um pouco mais de leite). Bata as claras em neve e junte à massa aos poucos e delicadamente. Aqueça o forno em temperatura média. Coloque metade da massa na assadeira, cubra com as fatias de goiabada, coloque o restante da massa, distribua as fatias de banana e polvilhe o açúcar misturado com a canela. Asse por 30 minutos ou até que enfiando um palito ele saia limpo.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cachorro-quente de forno


A Rosley resolveu testar essa receita que havia visto não sei quando, não sei aonde... Se alguém souber teremos o maior prazer em divulgar, só sei que ficou muito bom! Claro que depende da qualidade da salsicha e do molho, pelo menos... Mas, é bem fácil e fica um lanche bem gostoso!
Modo de fazer:
Cozinhe 10 batatas médias em água e sal. Após cozidas, tire as batatas da água e mergulhe 500 gr de salsichas nessa panela, deixando de molho enquanto amassa as batatas. Tire as salsichas da água e parta ao meio no sentido do comprimento, reserve. Prepare um purê de batatas a seu gosto, eu gosto de misturar manteiga, leite, requeijão, sal e noz-moscada, reserve. Faça um molho de tomate ou use um sachê ou lata de molho pronto (existem ótimas marcas no mercado), reserve. Pegue fatias de pão de forma e amasse com um rolo, enrole as salsichas com o pão, reserve. Pode ser acrescentado milho, ervilha, etc... Nesse eu coloquei milho no molho de tomate.
Montagem do prato:
Espalhe metade do purê num refratário untado (esqueci...); distribua as salsichas enroladas no pão sobre essa base; espalhe o molho de tomate com milho sobre as salsichas enroladas; cubra com o restante do purê; espalhe queijo ralado por cima e leve ao forno em fogo médio até derreter o queijo.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Frango com creme de cenouras

Receita que está conosco desde o dia 11 de julho de 1991! Data em que participamos do lançamento do livro "Equilibre seu paladar com o seu bolso... utilizando as dicas e receitas de Dalva Audibert Carvalho" em Bento Gonçalves-RS.
Ingredientes:
8 pedaços de frango temperados (usei peito); 6 colheres de sopa de tempero Mix; 4 cenouras médias cortadas em rodelas; 1 colher de sopa de margarina; 1/2 xícara de queijo parmesão ralado; 2 colheres de sopa de nata (opcional) ou requeijão cremoso; 1 tablete de caldo de galinha (opcional); sal e pimenta a gosto.
Modo de fazer:
Colocar a margarina numa panela, levar ao fogo e deixar dourar. Juntar os pedaços de frango, virando para dourar por igual. Juntar o tempero Mix, o caldo de galinha e água aos poucos.
depois de 20 minutos no fogo, juntar as cenouras e mais água, até que as cenouras estejam cozidas. Retire os frangos e desfie. Colocar num prato refratário.
Bater no liquidificador as cenouras e o molho que sobrou. Misturar a nata e colocar por cima dos frangos. A seguir colocar queijo ralado e levar ao forno por 15 minutos ou até derreter.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...