domingo, 25 de julho de 2010

Cheesecake com geléia de morango

Receita retirada e adaptada da embalagem do Biscoito Calipso Branco da Nestlé. Não deu tempo de tirar foto da fatia porque acabou muito rápido. O Jonan, seus três amigos e a Ju parece que gostaram, tanto é que, das 20 fatias, sobraram apenas duas para o dia seguinte. A geléia de morango deve ser feita com antecedência ou fazer a calda da embalagem do biscoito.
Massa: Bata 180 gramas de biscoito Maizena no liquidificador até obter uma farofa fina. Misture em vasilha separada com 100 gr de manteiga em temperatura ambiente (aqui estava muito frio, tive que ligar o aquecedor na cozinha para aumentar a temperatura do ambiente) até obter uma massa homogênea e reserve. Coloque 1 pacote de Biscoito Calipso Branco na lateral de uma fôrma de aro removível (aprox. 26 cm de diâmetro) e forre o fundo com a massa.
Recheio: Coloque no liquidificador 1 lata de Leite Moça, 1 lata de Creme de Leite Nestlé, 1 copo de requeijão e 1 envelope de gelatina em pó sem sabor preparada conforme as instruções da embalagem, bata bem. Despeje sobre a massa e leve à geladeira até firmar (aprox. 3 horas).
Geléia de morango (receita retirada do livro "À moda da Casa da Amizade" de 1993): Lave bem 4 e 1/2 xícaras de morango e amasse com um garfo para formar uma parte líquida. Coloque no liquidificador, acrescente 1/4 de xícara de suco de limão e bata rapidamente, leve ao fogo sem parar de mexer. Deixe ferver por 10 minutos, junte 2 e 1/2 xícaras de açúcar aos poucos sem parar de mexer. Vá retirando a espuma que se forma e testando a consistência. Aproximadamente de 5 em 5 minutos pingue um pouco da geléia num pires gelado e vire, quando ficar no ponto desejado desligue o fogo e deixe esfriar. Rende cerca de 500 gr de geléia. Espalhe sobre o recheio.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Canjica gaúcha ou Munguzá

Depois de morarmos em Recife de 1984 a 1988, a Rosley passou a fazer essa canjica. Ela não se lembra com quem aprendeu a receita, portanto, vai sem autoria. O certo é que fica ótima, nessas cumbucas que ganhamos de Dido e Niégia, ainda melhor! E o detalhe dos bonequinhos? Que beleza!
Ingredientes:
250 gr de milho para canjica deixado de molho de um dia para o outro; 1 lata de leite condensado; 1 litro de leite; canela em pau.
Modo de fazer:
Escorre o milho e coloca na panela de pressão com a canela e água o suficiente para cobrir. Cozinhar em fogo baixo por 1 hora. Feito isso, acrescentar o leite condensado e o leite, mexendo até ficar cremoso. Servir quente polvilhado com canela em pó.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cuca de Nata da Maria (de Bento Gonçalves)

Mais uma cuca! Dessa vez a origem é bem mais antiga, do tempo em que morávamos em Bento Gonçalves.
Ingredientes:
1 xícara de nata; 3 gemas; 1 e 1/2 xícara de açúcar; 1 xícara de maizena; 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo; 1 colher de sopa de fermento em pó; 1 xícara de leite morno; 2 colheres de sopa de açúcar de baunilha (usei 1 colher de chá de essência de baunilha).
Modo de fazer:
Bater as gemas com o açúcar e a nata, juntar o leite morno, a farinha, a maizena e bater bem, (a massa fica mais pesada que a de bolo), misturar o fermento e a baunilha. Colocar em tabuleiro grande.
Para a cobertura:
Fazer uma farofa com: 1 colher de sopa de manteiga gelada; 1 colher de sopa de canela em pó; 1/2 xícara de açúcar; e farinha de trigo, o necessário.
Se quiser pode espalhar banana, maçã, goiabada, etc, sobre a massa.
Bater as 3 claras em neve e espalhar em cima da massa, espalhar a farofa. Levar ao forno pré-aquecido médio (210°) por, aproximadamente, 40 minutos ou, até que enfiando um palito, saia limpo.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Costelinha de porco com molho barbecue e maçã cozida

Depois de alguns dias de "férias", retornamos. Essa costelinha lembra, de perto, aquela servida pelo Outback Steakhouse de Porto Alegre. Foi nossa segunda tentativa e ficou muuuito boa! Vamos à receita!
Modo de fazer:
- Costelinha
1 kg de costelinha de porco temperada com sal, pimenta-do-reino e mostarda. Deixar neste tempero por duas horas. Após isso, colocar água, o suficiente para cobrir a costelinha, temperada com sal e ervas secas para ferver. Mergulhar a costelinha nessa água e deixar cozinhar por cerca de 40 minutos.
- Molho barbecue
1 colher de óleo; 1 cebola picada; 1/2 xícara de açúcar mascavo; 1/2 xícara de vinagre branco (usamos aceto balsâmico); 2 colheres de sopa de molho inglês; 2 xícaras de catchup (boa qualidade); 1/2 xícara de água; sal e pimenta-do-reino a gosto. Refogar a cebola no óleo, juntar o açúcar e o vinagre, deixar o açúcar dissolver, acrescentar o molho inglês, o catchup, a água e deixar o molho engrossar, temperar com sal e pimenta, coar e reservar.
- Preparação final
Colocar a costelinha numa assadeira com um fio de azeite e embrulhar em papel-alumínio. Por em forno pré-aquecido (250°) por 40 minutos. Descobrir e pincelar com o molho barbecue de 10 em 10 minutos por 3 vezes.
- Maçã cozida
2 maçãs descascadas e cortadas em cubos; 1/2 xícara de açúcar; 2 colheres de sopa de açúcar mascavo; 2 colheres de sopa de aceto balsâmico e 1 colher de sopa de molho barbecue. Colocar a maçã, o açúcar e o vinagre numa panela e deixar cozinhar (deve ficar macia, porém firme), se secar, pingar água. Para finalizar acrescentar o molho barbecue. Na última vez foi temperado com cravo e canela em pó.

Existem várias postagens dessa receita na internet, como não descobrimos a original, não pudemos dar a autoria, se alguém souber... é só dizer

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...