sábado, 29 de maio de 2010

Pão de cebola (o famoso)





Adoro fazer pão, não faço mais por pura falta de tempo. Alguns vão perguntar: mas como é que um militar da reserva (aposentado para os civis), que não trabalha, não tem tempo? É a mais pura verdade. Até porque, para fazer pães, é necessário, no mínimo, 2 horas de trabalho, normalmente mais. É um trabalho paciente e gratificante. Existe coisa mais agradável do que o cheiro do pão quentinho saindo do forno? Outra coisa que me chama a atenção, todas as vezes, é o poder do fermento, a capacidade de transformar uma massa pesada em leve e aerada. Além disso, ela dobra de tamanho, sempre fico impressionado. Ah, essa receita foi adaptada de uma edição especial da Claudia Cozinha-pães e bolos, que está conosco desde 2002.
Ingredientes:
1 xícara de leite morno; 1 xícara de óleo; 1 colher de sopa de açúcar; 1 kg de farinha de trigo; 2 envelopes de fermento biológico seco; 3 ovos; 1 cebola grande cortada em quatro; 1 colher de sopa de sal; temperos secos a gosto (uso orégano, salsa, alho e cebola desidratados).
Modo de fazer:
Numa tigela, misturar duas xícaras de farinha de trigo, o fermento, o sal, o açúcar e os temperos secos. Bater no liquidificador o leite, o óleo, os ovos e a cebola. Juntar, aos poucos, os ingredientes batidos no liquidificador à farinha, mexendo com uma colher até misturar bem. Acrescentar farinha de trigo sovando até obter uma massa que se desprenda das mãos. Deixar crescer em local aquecido, coberto com papel filme e pano de prato limpo. Enquanto isso, untar formas com óleo. Distribuir a massa crescida entre as formas. Pincelar com uma gema e 1 colher de chá de água misturadas. Se quiser, polvilhe com orégano, gergelim, etc. Deixar crescer novamente uns 20 minutos. Colocar em forno pré-aquecido 250° até dourar. Desenformar e deixar esfriar antes de servir.
Observações:
Usei formas descartáveis pequenas de bolo inglês, podem ser usadas formas maiores. O local aquecido pode ser o forno, que deve ser ligado por 5 minutos e desligado em seguida.

Mousse de salame

Mais uma receita que a Rosley faz a tempos, sempre com sucesso.
Ingredientes:
300 gr de salame; 1 caixinha de creme de leite; a mesma medida de maionese; 1 envelope de gelatina em pó sem sabor, vermelha; 1 xícara de água quente.
Modo de fazer:
Hidratar a gelatina conforme instruções da embalagem. Picar o salame e colocá-lo no liquidificador junto com os demais ingredientes, bater até ficar bem misturado. Colocar a mistura numa forma de pudim ou em pequenas formas untadas com azeite de oliva, levar à geladeira por duas horas. Desenformar e servir.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Bolo bíblico
















Esta receita foi retirada e adaptada da revista "Voz Missionária do 4º trimestre de 1948"! Na realidade, apenas o modo de fazer, a sequência da colocação dos ingredientes na batedeira, foi criada pela Rosley.
Ingredientes:
- 4 xícaras de 1 Reis 4:22 "Era, pois, o provimento diário de Salomão trinta coros de flor de farinha (de trigo) e sessenta coros de farinha;"
- 1 1/2 xícaras de Juízes 5:25 "Água pediu ele, leite lhe deu ela; em taça de príncipes lhe ofereceu nata."
- 2 xícaras de Jeremias 6:20 "Para que, pois, me vem o incenso de Sabá e a melhor cana aromática (açúcar) de terras longínquas? Os vossos holocaustos não me são aprazíveis, e os vossos sacrifícios não me agradam."
- 2 xícaras de 1 Samuel 30:12 "Deram-lhe também um pedaço de pasta de figos secos e dois cachos de passas, e comeu; recobrou, então, o alento, pois havia três dias e três noites que não comia pão, nem bebia água."
- 1 xícara de Números 17:8 "No dia seguinte, Moisés entrou na tenda do Testemunho, e eis que o bordão de Arão, pela casa de Levi, brotara, e, tendo inchado os gomos, produzira flores, e dava amêndoas."
- 2 colheres de sopa de 1 Samuel 14:25 "Todo o povo chegou a um bosque onde havia mel no chão."
- Especiarias a gosto: 2 Crônicas 9:9 "Deu ela ao rei cento e vinte talentos de ouro, especiarias em grande abundância e pedras preciosas, e nunca houve especiarias tais como as que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão." (canela em pó, cravo moído, etc)
- meia dúzia de Jó 39:14 "Ele deixa os seus ovos na terra, e os aquenta no pó,"
- 1/2 colher de chá de Levítico 2:13 "Toda oferta dos teus manjares temperarás com sal; à tua oferta de manjares não deixarás faltar o sal da aliança do teu Deus; em todas as tuas ofertas aplicarás sal."
- 1/2 xícara de Juízes 4:39 "Então, ele lhe disse: Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água, porque tenho sede. Ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu."
- 2 colheres de sopa de Amós 4:5 "e oferecei sacrifício de louvores do que é levedado (fermento em pó químico), e apregoai ofertas voluntárias, e publicai-as, porque disso gostais, ó filhos de Israel, disse o SENHOR Deus."
Modo de fazer:
Siga os conselhos de Salomão para fazer um bom menino: Provérbios 23:14 "Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno.", e terá um bolo delicioso. Ou seja, tem que bater muito bem, a massa é pesada.
Fazer na seguinte sequência: bater as claras em neve; juntar as gemas; o açúcar; a nata; a farinha de trigo; o mel (não usamos); o leite; as especiarias; e o fermento, sempre batendo muito bem. Feito isso, misturar as passas (ameixa, uva passa preta e branca, damasco e figo picados e envoltos em farinha de trigo), amêndoas picadas (usamos nozes, castanha do pará e uma colher de sopa de amendoim). Untar e enfarinhar uma forma de buraco no meio, colocar a massa e levar ao forno pré-aquecido 210° por, aproximadamente, 50 minutos ou até que enfiando um palito, saia limpo.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Arroz doce com chocolate

Aqui no Rio Grande do Sul existe um programa chamado Anonymus Gourmet. A Rosley faz o arroz doce tradicional. Ao assistir o programa, achei uma ótima ideia e sugeri a ela que fizesse o teste. Particularmente creio que ficou muito bom. A maneira de fazer o arroz doce não é idêntica à apresentada pelo José Antonio Pinheiro Machado, idealizador do programa.
Ingredientes:
1 xícara de arroz; 1 litro de leite; 1 lata de leite condensado; 1 pitada de sal; 1 colher de sopa de manteiga; 1 barra de chocolate (170 gr).
Modo de fazer:
Levar ao fogo o arroz, o leite, a manteiga e o sal. Cozinhar o arroz até ficar macio, mexendo de vez em quando para soltar o amido e engrossar o leite (no nosso caso, tivemos que bater uma concha do arroz cozido no liquidificador para engrossar o leite). Acrescentar o leite condensado e mexer bem. Juntar o chocolate em pedaços e deixar derreter totalmente, ainda mexendo.
Pode ser servido frio ou quente com cereja ao maraschino e canela.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Frango em cama de cebolas e alecrim

Sabe aqueles dias em que a gente não tem ideia do que vai fazer com o frango? Pois é, foi o que nos aconteceu. Olhando uma receita daqui, outra dali e surgiu esse frango, que, aliás, ficou muito bom! Vamos a ele!
Ingredientes:
1 Kg de coxas e sobrecoxas de frango; tempero mix; 1 cebola grande em rodelas; galhos de alecrim fresco; azeite de oliva; ervas finas; pimenta do reino e sal a gosto.
Modo de fazer:
Temperar o frango com os temperos e reservar. Regar a assadeira com o azeite, espalhar as cebolas e os galhos de alecrim. Colocar o frango já temperado sobre esta cama. Cobrir com papel-alumínio, bem fechado, e levar ao forno baixo (180°) por cerca de 45 minutos. Retirar o papel-alumínio e deixar dourar dos dois lados.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Cuca da Maria












Certo dia a Maria, esposa do Adir, nos deu um pedaço de cuca, eles são nossos amigos e vizinhos. Não tive dúvidas e pedi a receita, pois estava muito saborosa. Depois de algumas experiências, fiz algumas adaptações na receita original.
Colocar 2 xícaras de farinha de trigo em uma bacia, juntar 2 sachês de fermento biológico, 1 xícara de açúcar, 1 colher de chá de sal e 1 colher de chá de canela. À parte, bata 4 ovos, derreta 100 gr de margarina, amorne 1 xícara de leite com 1 colher de chá de essência de baunilha. Misturar os ingredientes líquidos aos secos. Ir acrescentando farinha de trigo até dar ponto de pão batido (bolo). Deixar crescer até dobrar de tamanho. Enquanto isso, prepara-se a cobertura. Para isso, misturar 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 3 colheres de sopa de açúcar, raspas da casca de um limão e 1 colher de sopa de margarina, vai virar uma farofa. Após a massa crescer, colocar em forma untada, espalhar goiabada fatiada e queijo tipo quark ou ricota esfarelada por cima e a farofa preparada. Levar para assar em forno pré-aquecido a 180° por, aproximadamente, 50 minutos.

sábado, 15 de maio de 2010

Carpaccio

Infelizmente, em Santa Maria-RS, não encontramos o "carpaccio" congelado nos supermercados, assim, aproveitamos quando vamos a Porto Alegre e trazemos de lá. Este último foi da marca Magazzino e é muito bom. Já usamos da marca Bertin e Wessel, também são muito bons. Ainda não experimentamos fazer a carne do carpaccio em casa.
Ingredientes:
Uma caixa de carpaccio congelado; azeite de oliva; 1 colher de sopa de mostarda tipo Dijon; suco de 1/2 limão; temperos secos; alcaparras; queijo parmesão de boa qualidade (de preferência, ralado na hora); sal e pimenta a gosto.
Modo de fazer:
Retirar fatias de carpaccio suficientes para cobrir um prato. Fazer um molho à parte batendo azeite e limão até ficar encorpado, vai acrescentando azeite até dar o ponto. Juntar a mostarda, as alcaparras, temperos secos, sal e pimenta a gosto, bater bem. Regar o carpaccio generosamente com este molho, espalhar o queijo ralado por cima e comer com um bom pão francês bem fresquinho. Vai bem com vinho tinto e ótima companhia!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Doce de abóbora

Doce simples de fazer e muito saboroso.
Ingredientes:
1 Kg de abóbora descascada e cortada em cubos; 1/2 kg de açúcar; cravo e canela em pau.
Modo de fazer:
Colocar uma camada de açúcar na panela, por cima uma camada de abóbora e vai assim até terminar os dois. Jogar cravo e canela a gosto. Acender o fogo e colocar a panela. Cozinhar até a abóbora ficar macia e a calda mais encorpada. Gosto de comer com leite ou creme de leite, fica uma delícia!

domingo, 9 de maio de 2010

Bolo de bergamota


Dia das mães! Minha mãe, que foi uma benção na vida de todos que a conheceram, já não está mais aqui para ser homenageada. Entretanto, Deus me abençoou com outra mãe, a dos meus filhos Ruan e Jonan. No dia dela, ela resolveu fazer este bolo maravilhoso!
Ingredientes:
3 bergamotas (usamos as colhidas na casa do Marcelino e da Marta); 3 ovos; 1/2 xícara de óleo; 2 xícaras de açúcar; 1 colher de sopa de fermento em pó; 3 xícaras de farinha de trigo.
Modo de fazer:
Untar e enfarinhar uma forma de furo no meio. Pré-aquecer o forno médio. Retirar as sementes das bergamotas e bater no liquidificador com os ovos e o óleo até ficar bem misturado. Acrescentar o açúcar e continuar a bater. Numa tigela à parte misturar a farinha e o fermento. Juntar os ingredientes do liquidificador e mexer bem. Colocar na forma e levar ao forno até dourar.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Tortilha espanhola

Esta receita nós vimos no programa Via Brasil, como eu gosto muito de receitas tipo fritada, pedi para a Rosley fazer. A foto não ficou muito legal, mas o sabor... Ah, algumas modificações foram feitas em relação à receita original. Como foi feita nessa "paellera", ficou bem grande!
Ingredientes:
7 ovos; 100 gr de queijo mussarela fatiado; 100 gr de presunto; 3 batatas médias descascadas; 1 cebola; temperos secos e sal a gosto.
Modo de fazer:
Cortar o queijo e o presunto em pedaços pequenos e misturar com os ovos ligeiramente batidos. Levar essa mistura à geladeira. Cortar as batatas e as cebolas em fatias bem finas. Temperar com sal, pimenta, orégano e temperos secos e fritar em azeite até ficarem "al dente", no nosso caso foi necessário dar uma cozinhada para chegar no ponto. Juntar as batatas e as cebolas ainda quentes aos ovos e colocar na frigideira já quente e com azeite, fritar até ficar firme em baixo, virar com a ajuda de um prato e fritar o outro lado. Está pronta para servir! Assim como eu, o Ruan, nosso filho, se amarrou!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...