terça-feira, 28 de setembro de 2010

Rolinhos de canela

Mais uma receita adaptada da edição especial da Claudia Cozinha - pães e bolos que está conosco desde 2002. A Rosley identificou no sabor e na textura a lembrança dos pretzels vendidos em Shoppings, o fato é que ficou bem saboroso.
Ingredientes:
Massa: 2 1/2 xícaras de farinha de trigo; 1/3 de xícara de leite fervente (usei 1/2 xícara de leite morno); 1/4 de xícara de açúcar; 1/4 de xícara de manteiga; 1/2 colher de chá de sal; 1 ovo; 1 tablete de fermento biológico fresco (usei 2 sachês de fermento biológico seco).
Recheio: 2 xícaras de açúcar (usei 1 e 1/2); 1/2 xícara de uva passa; 1/4 de xícara de manteiga; 2 colheres de chá de canela.
Cobertura: 2 colheres de sopa de açúcar; 2 colheres de sopa de manteiga; 1 colher de chá de canela.
Modo de fazer:
Massa: Misture os ingredientes secos, acrescente o ovo e misture, acrescente também o leite e a manteiga misturados e aquecidos no microondas. Misture bem e, se necessário, acrescente mais farinha sovando sempre até obter uma massa lisa e elástica. Pincele com óleo, cubra com filme plástico e pano de prato e deixe crescer em local protegido. Abra a massa em um retângulo de 30x40 cm.
Recheio: 1) Pincele a massa com a manteiga derretida. Espalhe o açúcar, a canela e as passas. enrole pelo lado mais comprido e corte em doze fatias. 2) Coloque as fatias em um refratário (usei forma de alumínio untada), deixando um espaço entre elas. Cubra e deixe crescer novamente. Aqueça o forno em temperatura média(210°) e asse por 30 minutos ou até dourar.
Cobertura: Misture os ingredientes e leve ao fogo até dissolver o açúcar. Pincele a rosca ainda quente. Desenforme quando estiver morna.
Dica: Dei uma bobeira e deixei esfriar. Mesmo com a forma untada, o açúcar derrete e gruda no fundo, assim o melhor seria usar uma forma antiaderente e de fundo falso.

3 comentários:

Andréa Potsch disse...

Gente,
Que pãozinho gostoso!! Adoro roscas com canela! Eu não tenho o costume de fazer pão...
bjs

Amehlia Digital ! ® disse...

Mah q q isso, hein?! Nesse tempin com chuva... esse pãozinho perfumado quentinho... está convidando mesmo, viu?!
Ficou muito lindo!
E esse pratin de cerâmica... lembra demais minha terra...
Cumadi...um bejim procê e um abração pro cumpadi, viu?! Que tenham um final de semana repleto de bençãos!

Ana Paula disse...

Estes, eu conheco como "bolo de Rosas"...estou louca para fazê-los, mas falta "aquele" empurrãozinho, sabe? São simplesmente deliciosos...parabéns...estão muito bonitos!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...