quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pão napolitano

Não me perguntem porque esse pão foi chamado de napolitano. É mais um daqueles retirados do caderno de receitas da Rosley. Segundo ela, essa receita foi passada pelo Chef Álvaro Rodrigues no tempo em que ele participava do programa da Ana Maria Braga. Na realidade seriam pãezinhos, resolvi fazê-los maiores e fatiá-los. Fico devendo a foto das fatias. Nessa foto dá pra ver uma parte do recheio.
1. Massa do pão
-Ingredientes:
Aproximadamente 800 gr de farinha de trigo; 2 ovos inteiros ligeiramente batidos; 25 gr de manteiga sem sal; 1/4 de xícara de óleo de milho; 400 ml de água (usei leite morno); 1 colher de sopa de sal; 1 colher de sopa de açúcar; 2 envelopes de fermento biológico seco.
-Modo de fazer:
Misturar a metade da farinha com o fermento, o açúcar e o sal em uma tigela grande. Em outra misturar os demais ingredientes líquidos. Acrescentar os líquidos aos secos e misturar bem. Aos poucos juntar o restante da farinha e ir sovando até obter uma massa elástica e lisa. Cobrir com filme plástico e pano de prato e deixar crescer até dobrar de tamanho. Repartir em quatro pedaços, esticar com rolo, rechear e deixar crescer novamente em forma untada. Pincelar com uma gema misturada a azeite de oliva, água e molho shoyu. Polvilhar com orégano e/ou gergelim. Assar até dourar.
2. Recheio
350 gr de presunto; 350 gr de queijo mussarela; requeijão culinário e orégano a gosto. Arrumar o presunto no centro da massa já esticada, colocar o queijo e o requeijão por cima e polvilhar orégano. Fechar o pão.

6 comentários:

Ana Paula disse...

Oi, Pessoal!
Eu amo pão...Imaginem agora abrí-los, colocar uma rúcula, presunto di parma e tomates secos...hummm! Parabéns...estão mesmo muito bonitos!Abraços.

Ana Paula disse...

Oi, Gente! Eu amo pão...imaginem outro recheio, com rúcula, presunto di Parma e tomates secos...hummm, tudibão!!! Estes pães ficaram mesmo apetitosos e muito bonitos...dá vontade de ir para a cozinha fazer!Abraços.

Amehlia Digital ! ® disse...

...não tenho bem certeza, mas acho q a história é pq veio de Nápoles na Itália... outro chef foi uma vez no programa da Band...e explicou sobre um pão...parecido com esse... =)
Deve ter ficado delicioso...pq bonito ficou, viu!?
Um bejim e tenham um lindo final de semana!

Jotta e Rosley disse...

Oi Ana Paula e Vinni! Obrigado pelos comentários, boa ideia de recheio Ana! Valeu!

Copê Gourmet disse...

Amo pães!!!!! Confesso que tenho que me aventurar mais fazendo pães!
Beijos e uma otima semana!
Beijos
A Copê

Sonia disse...

Que delícia de pão.Ficou lindo e parece muito bom!!!
Gostei de suas receitas.
Estou seguindo vocês.
http://blogdadonasonia.blogspot.com/
bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...