quarta-feira, 7 de julho de 2010

Costelinha de porco com molho barbecue e maçã cozida

Depois de alguns dias de "férias", retornamos. Essa costelinha lembra, de perto, aquela servida pelo Outback Steakhouse de Porto Alegre. Foi nossa segunda tentativa e ficou muuuito boa! Vamos à receita!
Modo de fazer:
- Costelinha
1 kg de costelinha de porco temperada com sal, pimenta-do-reino e mostarda. Deixar neste tempero por duas horas. Após isso, colocar água, o suficiente para cobrir a costelinha, temperada com sal e ervas secas para ferver. Mergulhar a costelinha nessa água e deixar cozinhar por cerca de 40 minutos.
- Molho barbecue
1 colher de óleo; 1 cebola picada; 1/2 xícara de açúcar mascavo; 1/2 xícara de vinagre branco (usamos aceto balsâmico); 2 colheres de sopa de molho inglês; 2 xícaras de catchup (boa qualidade); 1/2 xícara de água; sal e pimenta-do-reino a gosto. Refogar a cebola no óleo, juntar o açúcar e o vinagre, deixar o açúcar dissolver, acrescentar o molho inglês, o catchup, a água e deixar o molho engrossar, temperar com sal e pimenta, coar e reservar.
- Preparação final
Colocar a costelinha numa assadeira com um fio de azeite e embrulhar em papel-alumínio. Por em forno pré-aquecido (250°) por 40 minutos. Descobrir e pincelar com o molho barbecue de 10 em 10 minutos por 3 vezes.
- Maçã cozida
2 maçãs descascadas e cortadas em cubos; 1/2 xícara de açúcar; 2 colheres de sopa de açúcar mascavo; 2 colheres de sopa de aceto balsâmico e 1 colher de sopa de molho barbecue. Colocar a maçã, o açúcar e o vinagre numa panela e deixar cozinhar (deve ficar macia, porém firme), se secar, pingar água. Para finalizar acrescentar o molho barbecue. Na última vez foi temperado com cravo e canela em pó.

Existem várias postagens dessa receita na internet, como não descobrimos a original, não pudemos dar a autoria, se alguém souber... é só dizer

Um comentário:

Silvia Aline Ribeiro disse...

fiz a receita, ficou mto boa... fiz uns ajustes, temperei a costela tbm com alho e cozinhei na panela de pressão por meia hora, ela ficou suuuuper macia. E substitui a metade do catchup por molho de tomate, assim deu uma suavizada. tds adoraram!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...